top of page
  • Foto do escritorFBZ

5,25%: O QUE O NOVO AUMENTO DA SELIC SIGNIFICA PARA QUEM ESTÁ PENSANDO EM ADQUIRIR UM IMÓVEL?

Banco Central ainda deixou em aberto a possibilidade de um novo aumento da Selic na próxima reunião, daqui 45 dias

Conhecida como taxa básica de juros, a Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

Depois de uma longa temporada de corrida dos bancos para baixar os juros do crédito imobiliário, o ciclo se inverteu, o que já era esperado, uma vez que a forte demanda, a tendência de alta dos juros e a inflação bateriam à porta.

E após a quarta alta da Selic, que saiu de 2% ao ano em janeiro para os atuais 5,25%, num ciclo de subida que parece longe de acabar, os bancos enfim iniciam o repasse do custo da captação de recursos para o tomador de crédito.


Mas como essa alta afeta o mercado imobiliário?


Como taxa básica de juros, a Selic influencia diretamente os financiamentos imobiliários, mais precisamente os juros aplicadas no momento da aquisição de um imóvel. Dessa forma se a Selic sofre um aumento, os bancos tendem a aumentar o valor da renda para aquisição ou então repassam esse aumento para o comprador, impactando o valor final do imóvel.


Ainda é tempo de comprar o imóvel dos seus sonhos?


A resposta é SIM. Apesar da alta na taxa Selic, os juros ainda estão baixos, de acordo com a média histórica.

A presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Cristiane Portela, diz que “Este é o melhor momento para comprar um imóvel”, porque há uma disputa pelo crédito imobiliário fazendo com que os bancos segurem as taxas a curto prazo, mantendo o mercado aquecido.

Mas esse cenário não deve demorar muito a mudar, uma vez que a projeção é de que a Selic feche o ano acima dos 6%, o que deve provocar um aumento significativo nos juros, dificultando assim a aquisição do imóvel idalizado, fazendo com que o futuro comprador abra mão de ter a sua casa no local desejado ou mesmo de sua metragem. Então se você está pensando em sair do aluguel esse é o momento perfeito pra você realizar o seu sonho!


Para saber mais, é só clicar no botão abaixo e falar com um especialista imobiliário da Fabrizio Construtora.


34 visualizações0 comentário
bottom of page