top of page
  • Foto do escritorFBZ

7 ideias para organizar o quarto das crianças

Confira dicas de como deixar o quarto dos seus filhos sempre em ordem e ainda bem decorado


Quem tem filhos em casa está acostumado a ter o espaço repleto de diversão, alegria, sorrisos e, as vezes, alguma desordem causada por brinquedos ou material escolar.

Este post sobre organização para quartos infantis é para você que busca ideias práticas e fáceis para organizar o quarto das crianças. São dicas simples, mas, você verá, farão toda a diferença no dia a dia. Seja no desenvolvimento dos pequenos ou na otimização do tempo de quem organiza a casa. Quer saber mais? Vamos mostrar 7 dicas indispensáveis para a organização do quarto infantil. Acompanhe!


Delimite espaços com cores ou divisórias


O espaço das crianças deve ser um espaço que lúdico com uma estrutura prática, dessa forma, desde os primeiros anos eles serão incentivados a se preocuparem com a organização dos ambientes. Tudo irá depender do tamanho da criança, mas o mais importante nesse momento é delimitar espaços com cores e divisórias para que as oportunidades que o espaço oferece fiquem claras.


Utilize prateleiras, nichos e gavetas


Quanto mais compartimentos o ambiente tiver, mais fácil será manter tudo organizado. Uma boa pedida é uilizar pratelerias, armários e gavetas, uma vez que proporcionam beleza e harmonia na decoração.

As gavetas podem ser usadas normalmente para guardar roupas, mas os nichos e pratelerias devem ser destinadas a brinquedos ou livros.


Tenha uma escrivaninha com compartimentos


Crianças em idade escolar costumam deixar tudo espalhado quando chegam da escola, não é mesmo? Para evitar que isso ocorra, você pode investir em escrivanhinhas com vários compartimentos. Assim a criança terá mais espaço para guardar os livros, canetas e até o computador, facilitando assim a concentração e otimizando o tempo de estudo e de organização, uma vez que existe o local ideal para encaixar tudo o que tiver espalhado.


Compre cestos e caixotes


Cestos e caixotes podem ser grandes aliados na hora da organização do quarto, uma vez que cria uma espécie de brincadeira que estimula o desenvolvimento infantil e deixa o processo de organização mais divertido.

Os caixotes podem ser inseridos de acordo com a decoração do ambiente e em conjunto com a criança que recebe a tarefa de escolher uma cor bonita para a personalização.

Esse processo de inclusão mostra a consciência de responsabilidade que é muito importante em várias fases do desenvolvimento.


Recicle e doe brinquedos antigos


O excesso de brinquedos no quarto infantil pode se tornar um problema se você não fizer um projeto de reciclagem de tempos em tempos. Como as crianças costumam mudar as preferências de recreação de maneira rápida, você precisa ficar de olho para otimizar os espaços sobrecarregados.

Explique para os pequenos a necessidade de liberar espaço para que coisas novas entrem. Assim, eles podem ficar empolgados com o conceito de doação ao saber que os seus brinquedos já usados serão úteis para outras crianças.


Tenha cuidado com a iluminação


Se você optar por uma iluminação muito estimulante, pode fazer com que a criança tenha dificuldades de sono e, consequentemente, passe mais tempo do que o necessário brincando. Sem a presença dos pais durante o período noturno, a criança acorda procurando por algo específico e faz a maior bagunça.

Para solucionar essa questão, busque fazer contrapontos estratégicos que fazem muita diferença nos resultados. Por exemplo, a área dos brinquedos deve ser mais ativa, com misturas de cores vivas e iluminação branca quente.

Outro ponto importante é fazer separações por etiquetas. Mesmo que a criança ainda não saiba ler, os estímulos das cores são indispensáveis para ajudá-la a compreender os limites dentro de seu ambiente de descanso. Essa percepção das áreas do quarto traz mais liberdade de acesso, especialmente quando os objetivos ficam na mesma altura dos pequenos.


Crie um cantinho de leitura


Ler para as crianças é um hábito extremamente positivo, que trabalha diretamente a imaginação. Por esse motivo, montar uma prateleira que represente o cantinho da leitura estimula o interesse de seu filho pelos livros e agrega beleza e praticidade ao conceito da decoração.

Uma brincadeira muito interessante é que a cada noite, antes de dormir, ele pode escolher um título para descobrir pedaços da história. No outro dia de manhã, será responsabilidade da criança colocar o livro em seu lugar de volta na prateleira. Caso a pequena tarefa não seja cumprida, a pausa da leitura será aplicada.

São regrinhas simples, porém, fazem maravilhas em momentos em que é necessário aplicar disciplina voltada ao interesse pela organização. Estimular a organização de quarto infantil realmente não é simples. Mas saiba que, com paciência e uma decoração pensada minuciosamente para incentivar a participação dos pequenos, é mais fácil manter tudo no lugar. O melhor de tudo é que, além de uma decoração harmoniosa visualmente, é possível agregar praticidade no dia a dia sem deixar os estímulos de lado.


Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Dessa forma você ficará por dentro das principais informações do mercado imóbiliario e demais dicas.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page