top of page
  • Foto do escritorFBZ

Altas temperaturas: como realizar a manutenção do seu ar?

Manter o aparelho e seus filtros limpos evita diversos problemas e ajuda na refrigeração

Saber como realizar a manutenção do ar condicionado é uma mão na roda na hora de economizar e aumentar o conforto de sua família. Isso porque, sem esses cuidados especiais, a qualidade do ar emitida pelo aparelho é comprometida e pode causar até mesmo uma série de problemas respiratórios além de reduzir a capacidade de refrigeração do mesmo em tempos de altas temperaturas.

O grande segredo, no entanto, está em compreender como fazer o procedimento de maneira correta para preservar a vida útil do ar condicionado. Dessa maneira, você consegue realizar a etapa de limpeza sem deixar de lado nenhum detalhe essencial de segurança.


Qual a importância de realizar a manutenção do seu aparelho?


De funcionamento semelhante ao do seu carro o aparelho ar condicionado precisa estar com todas as peças em bom estado para alcançar o seu melhor desempenho, evitando assim gastos extras com energia, uma vez que a limpeza periódica mantém a capacidade de refrigeração do mesmo.


Quais são as etapas de limpeza e produtos a serem utilizados?


Os cuidados devem começar com a limpeza da parte externa com água e sabão neutro, para que poeira e outros tipos de sujeira não se acumulem nas entradas. O mais importante, nesse caso, é não utilizar produtos classificados como multiuso, para evitar a possibilidade de manchar o aparelho ou deixar a parte branca amarelada. A limpeza recomendada é a higienização dos filtros e da carenagem do evaporador.

Em uma situação como essa, não é necessário usar muitos produtos. Bastar fazer a lavagem dos filtros com água corrente, aplicar um limpador específico e tirar a sujeira da carenagem com um pano úmido. A manutenção pode ser realizada a cada três meses, e a limpeza geral uma vez por ano, com um profissional da área habilitado.


Quais são as etapas da limpeza


Primeiramente, procure uma escada adequada para alcançar o aparelho e avalie os riscos de uma possível queda perto de móveis ou outros objetos perigosos. Feito isso, o processo costuma ser bem simples. Acompanhe o passo a passo a seguir:


- desligue o aparelho da rede elétrica e remova a tampa da frente;


- aplique na bobina um produto de limpeza específico, que pode ser encontrado em lojas de ferragens e serve para remover o cheiro de cigarro e outras sujeiras acumuladas;


- tome cuidado para que apenas a bobina entre em contato com o produto de limpeza, já que, ao molhar os fios e outras partes eletrônicas, o aparelho pode apresentar danos;


- retire a poeira das lâminas da ventoinha de maneira cuidadosa;


- lave o filtro com água corrente, seque e o coloque de volta com a tampa;


- aguarde pelo menos 10 minutos para ligar o aparelho novamente.


Agora que você já sabe como limpar o seu ar condicionado ficou muito mais fácil suportar as altas temperaturas dessa época do ano. Se você quiser receber mais dicas sobre imóveis, assine nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas.

8 visualizações0 comentário
bottom of page