top of page
  • Foto do escritorFBZ

Como criar um espaço zen para relaxar em casa?

Aprenda como escolher um bom local e quais itens são necessários. Leia a matéria completa e descubra!


Em um mundo cada vez mais acelerado, tirar um tempo para relaxar virou quase um luxo, mas isso não tira a importância desses momentos, afinal eles são essenciais para a manutenção da nossa saúde mental e emocional como um todo. Por isso, separamos algumas dicas para que você aprenda a criar um espaço zen no seu novo lar. Prontos para relaxar?


Mas o que é um espaço zen?


Embora pareça fácil, definir esse espaço pode ser um pouco mais complicado, uma vez que cada pessoa tem um entendimento diferente sobre o conceito, mas se formos tomar como base as premissas básicas, podemos chegar a seguinte conclusão: é um espaço onde seu corpo e sua mente conseguirão se desligar de tudo e aproveitar para absorver as boas energias através do relaxamento. Por isso é extremamente importante que esse seja um lugar confortável a aconchegante, onde você se sinta bem.

Mas quais itens são necessários para que você possa criar esse espaço?


Escolha do local


Para abraçar a proposta, seu espaço deve ser realmente zen, por isso procure um ambiente com menos barulho, de preferência a uma janela, para que seja aproveitada a iluminação natural. Geralmente as pessoas optam pela varanda, mas pode ser qualquer lugar da casa, desde que você possa se desligar do mundo.


Conforto


Invista em móveis que vão lhe proporcionar grande relaxamento, como é o caso de futons, pufes, poltronas, acolchoados ou tapetes felpudos. Caso prefira seguir uma linha mais natural você pode trocar os acolchoados por esteiras de madeira ou rede de balanço.


Iluminação ideal


A escolha da iluminação é extremamente importante para esse ambiente, opte por um mix de cores, uma luz mais branca e forte para uso no dia a dia e uma mais amarelada, proveniente de abajures ou lâmpadas individuais. Essa luz amarelada possui em nosso organismo uma ação tranquilizante, proporcionando um efeito relaxante, que não é encontrado nas lampadas de coloração mais fria. A luz natural também tem o poder relaxante, mas deve ser bem equilibrada com a luz usada no ambiente.


Aposte nas cores


As cores também são muito importantes nesse momento, pois além de interagir com o ambiente criado, cada cor provoca diferentes sensações em nosso corpo. Observe:


- Cores mais claras e suaves: proporcionam momentos mais relaxantes, simbolizando a paz, serenidade, calma e equilíbrio.


- Cores mais fortes e vibrantes: tem o poder de provocar um sentimento mais ativo


Abrace a natureza


Plantas e flores não são obrigatórias no ambiente, mas proporcionam uma excelente composição com o meio. Além do efeito estético, as plantas ajudam a melhorar a temperatura do ambiente já que exalam vapor de água, renovam o ar e trazem vitalidade.

Se for seguir a ideia, opte por espécies mais simples e fáceis de cuidar como suculentas e samambaias.


Aromas


Sentir um cheiro e lembrar de um lugar ou alguma comida é algo que nós fazemos todos do dias, uma vez que associamos cheiros a lembranças e sensações. Por isso usar aromas para completar a experiencia sensorial é interessante e se possível, deve ser feito.

Use incenso, difusores de aromas, velas ou outros tipos de aromatizadores disponíveis no mercado, mas tome cuidado na horas de escolher o aroma: recomenda-se usar aromas criados para relaxar, como frescos, florais ou cítricos, lembre-se de não usar aromas que tragam sensações ruins para você.


Outros itens de decoração


É interessante apostar também em quadros ou pôsteres com frases e mensagens positivas, afinal só de olhar pra elas é possível se alinhar com o ambiente e sua energia. Estátuas de elementos ligados a meditação e espiritualização também são indicadas, mas lembre-se de evitar o acúmulo de itens nesse espaço, já que a desorganização é uma forma de estresse.


Viu como é fácil construir um espaço onde você consiga se desacelerar e aproveitar a vida com mais leveza? Esperamos que com essas dicas você consiga criar um espaço muito legal e relaxante. Volte sempre para mais dicas como essa!


Fonte: Tegra

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page