top of page
  • Foto do escritorFBZ

Como escolher o melhor bairro para morar?

Quais características deve ter um bom bairro para morar? Descubra nesse post da Fabrizio Construtora


A compra de um imóvel exige atenção para uma série de detalhes, que terão influência direta sobre a qualidade de vida das pessoas que vão ocupá-lo. Assim, da mesma forma que a escolha deve recair sobre uma casa com preço compatível com o orçamento do comprador, e que tenha padrão construtivo e dimensões adequadas às necessidades que ele apresenta, também é necessário que definição do local da nova moradia seja vista cuidadosamente.

Afinal, o lugar onde moramos, em grande medida, é determinante do nível de satisfação que temos com a vida, não é mesmo? E foi pensando justamente nisso que preparamos esse post com algumas dicas que o ajudarão bastante na hora de escolher um novo bairro para chamar de seu. Confira!


Analise a localização;


Observar a localização é um passo essencial na hora de escolher o bairro. Portanto, faça uma estimativa de quais são os seus destinos mais frequentes e calcule como seria chegar até eles a partir do novo endereço.


Pense na sua rotina;


O que você e sua família costumam fazer todos os dias? Procurar por um bairro que facilite a sua rotina é o primeiro passo para acertar na decisão. Se você tem filhos, por exemplo, pode ser uma boa aposta optar por um bairro próximo à escola.

Caso não seja possível morar perto dos locais que fazem parte da sua rotina - como escola e trabalho - procure por bairros que ofereçam fácil acesso a esses pontos. Verifique as condições de trânsito e as opções de transporte público disponíveis.


Procure por bairros autossuficientes;


Não precisar pegar o carro toda vez que for necessário comprar alguma coisa no supermercado pode ser uma grande vantagem para sua rotina. Bairros autossuficientes são, no geral, excelentes escolhas para morar. 

Confira se a região tem estabelecimentos como padarias, mercados, farmácias, restaurantes e outros pontos comerciais. Parques, praças e outros centros culturais e de lazer também agregam valor ao local.


Observe a infraestrutura;


Não é só a iluminação pública que deve ser alvo da sua atenção: toda a infraestrutura do bairro merece ser observada. Confira como estão as calçadas, verifique as condições do abastecimento de água, da rede de esgoto e certifique-se de que os espaços públicos estão bem conservados e limpos.

Também é importante avaliar se o bairro é acessível a outras regiões da cidade. A qualidade das vias de acesso não deve ficar de fora das conferências. 


Informe-se sobre a segurança;


Segurança é indispensável. Antes de bater o martelo em um imóvel, não deixe de avaliar se o bairro é seguro. Observe as condições de iluminação pública, se as luminárias são de Led ou não, se existe monitoramento feito por câmeras de segurança e movimento na rua, especialmente durante a noite.


Converse com a vizinhança;


Mesmo com todas as suas pesquisas e observações, nada se compara à opinião de quem já mora no local ou vive próximo. Tente conversar com as pessoas que vivem na região e faça perguntas práticas sobre acesso, transporte, recursos e segurança. Pergunte também se a pessoa está satisfeita com o bairro, há quanto tempo ela mora por ali e o que motivou a escolha. 


Visite o bairro em horários diferentes;


Uma rua pode se transformar completamente durante a manhã ou durante a noite. Procure visitar o bairro em diferentes horários para ver de perto como é o movimento, a iluminação pública e o trânsito da região.


Conte com um bom corretor de imóveis.


Mesmo seguindo todas essas dicas, pode não ser fácil encontrar um imóvel no bairro certo para você. Para quem não conhece bem a cidade, a situação é ainda mais complicada: por onde começar?

Contar com um bom corretor pode ser a chave para passar por todo esse processo. Procure esclarecer para o profissional tudo o que você espera do local e quais são suas prioridades. Dessa forma, o corretor poderá te indicar opções que estejam alinhadas a seu perfil e apresentar bairros excelentes que você ainda não conhecia.

Por fim, vale lembrar que essa é uma escolha importante, que vai impactar sua qualidade de vida e que nem sempre é simples de alterar. Pesquisar muito, reunir o máximo de informações, pedir opiniões de quem conhece e contar com ajuda profissional faz toda a diferença.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page