{{}}
 
  • FBZ

COMO O SCORE DE CRÉDITO INFLUENCIA A AQUISIÇÃO DA SUA CASA PRÓPRIA

Se você está na dúvida sobre como o score afeta o financiamento imobiliário, essa matéria é perfeita para você.

Uma pergunta comum entre interessados em adquirir um novo imóvel é: “afinal, com quanto de escore consigo um financiamento imobiliário”? Este artigo pretende responder essas e outras questões relacionadas à análise empreendida pelos credores sobre o histórico de pagamento dos clientes.

Também vamos explicar como funciona o score de crédito e o que você pode fazer para melhorá-lo, aumentando assim suas chances de ver aprovado o financiamento imobiliário com o qual vem sonhando.


Com quanto de score consigo um financiamento imobiliário?


A resposta para essa pergunta pode variar, a depender do banco e da disposição da instituição em oferecer crédito. Primeiro, precisamos entender o que é e como é usado o score na hora de analisar a liberação de um financiamento imobiliário.

Score de crédito é uma pontuação que varia entre zero e 1.000 pontos, e resulta dos seus hábitos de pagamento e histórico no mercado de crédito. Esta cotação, mantida por órgãos de proteção ao crédito como o SPC, o Serasa e o Boa Vista, fica atrelada ao seu CPF e é analisada pelos bancos na hora em que você vai contratar uma operação de crédito.

Quanto melhor pagador você for, mais próximo de 1.000 será seu score de crédito. Uma pontuação entre 300 e 700 é considerada de risco médio, e entre 700 e 1.000, de risco baixo de inadimplência.

Com isso, uma boa pontuação faz com que as instituições financeiras tenham mais confiança na sua capacidade de honrar pagamentos e quitar sua dívida no futuro. Assim, as condições e valores liberados pelos bancos podem ser mais favoráveis para você.


Qual o score mínimo para financiamento imobiliário?


Segundo Daniela Alves, que atua na área de financiamentos imobiliários da Loft Cred a pontuação do score para financiamento imobiliário deve, idealmente, ser maior ou igual a 700 pontos para garantir boas condições ao cliente.

“A pontuação a partir de 700 é considerada boa o suficiente para conseguir mais facilmente empréstimos com valores mais altos. Esse é o score mínimo para obter um financiamento imobiliário bom”, explica a especialista. Por outro lado, é preciso ressaltar que as instituições financeiras muitas vezes têm seus próprios scores de crédito, que funcionam de forma independente do Serasa ou do SPC.


Como saber qual é o meu score para fazer um financiamento imobiliário?


Se você quer descobrir qual é o seu score antes de fazer um financiamento imobiliário, é possível consultar seus dados no site do Serasa ou do Consumidor Positivo. É preciso informar seu nome, data de nascimento, número de CPF e cadastrar uma senha.


Como o score influencia no financiamento imobiliário?


O score de crédito influencia no financiamento imobiliário facilitando ou dificultando o crédito para determinado indivíduo, de acordo com sua pontuação no cadastro. Os bancos avaliam essa pontuação na hora de empreender a análise do seu perfil. Mas a autorização para o financiamento leva em conta também outros fatores, como relacionamento com o banco, sua renda mensal e eventuais pendências jurídicas.

Um histórico de crédito negativo, visível por uma baixa pontuação, pode limitar o valor que o banco libera para um determinado cliente e as condições de pagamento de um financiamento. Em último caso, a análise de crédito pode fazer essa pessoa não ser aprovada para o financiamento imobiliário.


Qual o melhor score para financiamento imobiliário?


O melhor score para financiamento imobiliário é sempre o mais próximo de 1.000 pontos possível. No entanto, como mostramos ao longo deste artigo, um score a partir de 700 pontos já revela um bom pagador e garante um financiamento sem transtornos.

Também é possível melhorar seu score de crédito apostando em algumas estratégias: pagar contas em dia, renegociar suas dívidas, atualizar seus dados pessoais nos cadastros de crédito.


Como aumentar o score para financiamento imobiliário?


Aumentar o score para o financiamento imobiliário é possível – e é um esforço válido para quem está mesmo interessado em obter crédito. A seguir, confira algumas dicas para melhorar a pontuação associada ao seu nome e conseguir um financiamento imobiliário com mais tranquilidade:

  • Limpe seu nome. Um ponto fundamental é revisar suas dívidas atrasadas e pagá-las, nem que você tenha que negociar com os credores para chegar a uma solução. Uma vez resolvidas as pendências, prepare-se financeiramente para manter suas prestações e contas em dia no futuro.

  • Mantenha seu cadastro atualizado. Lembre-se de informar seus dados atualizados ao Serasa e comunicar caso algum deles precise ser alterado. Você pode fazer isso clicando aqui.

  • Recorra a estratégias para pagar contas em dia. Mantenha esse compromisso. Se possível, use o débito automático para pagar suas contas. Isso evita o risco de você simplesmente esquecer dos boletos e ter o nome negativado sem motivo

  • Evite pedidos de crédito desnecessários. aumentar o limite de seu cartão, por exemplo, não vai te fazer ser bem visto pelas instituições financeiras. E isso pode ser a porta de entrada para exageros que vão te negativar no futuro.

  • Coloque contas da casa em seu nome. Essa vale para quem divide despesas com mais alguém. Colocar contas em seu nome e pagá-las sem atraso fortalece seu cadastro positivo, que leva em conta o histórico de bom pagador em vez do de inadimplência e pode beneficiar quem mantém despesas em dia.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um de nossos especialistas imobiliários clicando aqui!

33 visualizações0 comentário