top of page
  • Foto do escritorFBZ

Como ter uma horta mesmo tendo pouco espaço em casa?

Tá pensando em criar uma horta, mas o espaço tá pequeno? Confira algumas dicas.


Ter uma hora em casa traz uma série de benefícios para a vida corrida das cidades, como por exemplo: redução de gastos, alimentação mais saudável, além de proporcionar lazer e relaxamento, uma vez que cuidar de plantas também pode ser considerado um tipo de terapia para muitas pessoas.

Mas com espaços cada vez menores as pessoas acabaram deixando de lado essa prática. Para resolver esse problema, separamos algumas dicas para te ajudar a montar a sua própria horta em casa. Vamos lá!


Cuidados para ter uma horta em casa


O primeiro passo é escolher o lugar ideal para a sua horta, o mais indicado é um espaço em que haja luz direta por pelo menos seis horas diárias. Caso seja uma horta vertical ou suspensa é possível aproveitar as paredes da varanda ou de uma janela ensolarada, tomando cuidado apenas com locais muito sucetiveis a ventos fortes, uma vez que alguns temperos e ervas são sensíveis e podem não resistir.

Agora que você já definiu o espaço o próximo passo é a escolha do modelo, que dependerá basicamente das caracteristicas do local. Hortas verticais podem ser feitas em treliças ou vasos pendurados diretamente na parede em suportes individuais, já hortas suspensas utilizam vasos específicos, que devem ser pendurados. As mini hortas apresentam uma série de vasos pequenos que podem ficar em algum canto da casa como em uma bandeja ou na cozinha.

Definido o modelo, chegou o momento da escolha das especies a serem cultivadas. Em geral, para uma horta pequena, a recomendação é optar por temperos e ervas aromtáticas, enquanto para hortas maiores invista em frutas e hortaliças.

Após feita a definição das espécies chegou a hora de escolher os vasos. A orientação básica é sempre escolher aquelas opções com furo na base, uma vez que permitem o escoamento da água, além disso deve se atentar para o fato de estarem em sintonia com o tamanho da planta e suas exigências de cuidados.


Passo a passo de como fazer sua horta em casa


- 1ª etapa


Escolha o vaso que mais se adapte a espécie que você irá cultivar na sua horta.


- 2ª etapa


Ponha argila expandida no fundo do vaso e cubra com uma manta geotêxtil (bidim) para melhorar a drenagem e segurar a terra.


- 3ª etapa


Adicione terra própria para o plantio e coloque a quantidade de mudas que o vaso escolhido suporta para a especie. Tome cuidado para destruir o torrar de terra que envolve a muda. Em seguida complete com mais terra e regue.


- 4ª etapa


Para uma horta vertical ou suspensa é necessário usar uma estrutura de ferro ou madeira, como uma treliça, ou algumas prateleiras para apoiar ou suspender os vasos. Dê atenção especial à rega e lembre-se que a água não evapora tão rapidamente em plantas que não ficam constantemente expostas ao sol, por isso tome cuidado com os excesso.


Agora que você já sabe como criar a horta que você tanto queria na sua casa, aproveite e olhe nosssas outras dicas que irão deixar todos os seus ambientes mais bonitos e funcionais. Até mais


Fonte: Blog MRV

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page