top of page
  • Foto do escritorFBZ

Compartilhamento de quarto entre irmãos? Confira como evitar brigas

Confira maneiras de tornar o compartilhamento mais agradavel e assim diminuir as brigas entre os pequenos!


Por conta da divisão de espaços, os adolescentes e crianças acabam tendo a sua privacidade reduzia o que pode acabar gerando desentendimentos, que por mais naturais que sejam podem ser reduzidos com técnicas corretas.

Em nosso blog-post de hoje, vamos oferecer algumas dicas para que vocês consigam levar reflexões aos seus filhos e aplicar dinâmicas no seu dia a dia. Boa leitura!


Ensinar a dividir


Um dos principais motivos de brigas entre criançs são os brinquedos, e nesse momento os pais geralmente decidem tirar e acabar de uma vez por todas com o desentendimento, mas isso não faz que o conflito acabe, uma vez que eles irão começar o conflito por outro brinquedo dentro de pouco tempo.

Nesses casos o certo a se fazer é impor seu limite como adulto e mostrar que existe uma maneira mais simples de resolver a situação: a divisão. Seja dentro dos seus metodos ou deixando que eles decidam o importante é mostrar como é importante a partilha de objetos é importante para que esse conceito chegue facilmente em outros momentos.


Manter uma postura justa independente da idade


Quando os pais se veem no meio de um conflito entre irmãos é comum acabarem defendendo o mais novo, por ser menor e mais fraco, mas isso acaba trazendo mais problemas, uma vez que por instinto estamos ignorando o mais velho que pode ter a razão e se sentir prejudicado.

Nesses momentos é necessario entender a situação e ponderar uma solução, sem favorecer nenhuma das partes envolvidas. É interessante também, cobrar uma postura diferente dos mais velhos para que não hajam de forma impulsiva, mas lembrando que os mais novos também tem sua parcela de responsabilidade no conflito.


Tenha uma linha de comunicação com cada um


Embora não pareça a solução mais simples, a conversa em momentos de tensão é a melhor maneira de educar e mostar os limites para os baixinhos. Mas lembre-se essa conversa não será única e muito menos definitiva, é necessario um reforço constante mostrando o que é esperado por meio de exemplos.

Se os conflitos forem resolvidos com brigas ou violencia, as ciranças irão entender que esse é o melhor caminho, por isso é imporante demonstrar que a conversa é o caminho mais justo e racional para resolver conflitos.


Proponha soluções e deixem eles escolherem


Quando as brigas começas além das intervenções já mencionadas é preciso ter em mente que a melhor solução no final é fazer com que os filhos encontrem sozinhos a solução para o conflito em questão. Pode parecer um pouco estranho cobrarmos de crianças ou adolescentes respostas para essas situações, mas está é uma etapa que aconterá após muita conversa e ponderação.

Quando o conflito se iniciar, após já ter conversado com ambos sobre os conceitos de igualdade e divisão, reforçe que esse tipo de situação sempre gerará consequências, por isso é necessario o trablhar juntos para que consigam chegar a um consenso para esse tipo de situação o quanto antes.

O uso de videogames é um dos principais motivadores de conflito, por isso na hora de definir quais serão as regras de uso é melhor deixar que eles decidam até que se chegue em uma proposta ideial. Esse metodo irá lhes ensinar a importância de serem educados e respeitosos, mas caso a briga continue, é sua hora de intervir como pai.


Gostou de aprender mais sobre estes conselhos e como ajudar a deixar sua casa mais harmoniosa? Não deixe de conferir nossas outras dicas no nosso blog. Temos certeza de que você irá adorar!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page