Fale com a gente:

Central de Atendimento

>

Chama no WhatsApp!

Prefere uma ligação?

Clique ao lado

  • FBZ

COMPRAR OU ALUGAR? ENTENDA O QUE É MELHOR NO CENÁRIO ATUAL

Aumento de oferta reduz preços e juro baixo torna aluguel menos atrativo

Comprar ou alugar um imóvel: eis um dilema clássico. Enquanto muitos prezam a sensação de segurança da casa própria, para outros a resposta está na calculadora. É preciso considerar quanto o montante que seria usado na compra pode gerar de rendimentos se aplicado e comparar com o valor de locação de um imóvel correspondente. Por muito tempo, a balança pendeu para o aluguel. Com a queda dos juros, a situação se inverteu.

Em vez de comprar um imóvel, valia mais a pena aplicar o dinheiro e, com o rendimento, pagar o aluguel e embolsar uma boa diferença”, lembra Miguel Oliveira, diretor executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). “Mas hoje a renda fixa tem rendimento líquido de menos de 0,30% ao mês. Alugar não compensa.”

Com a taxa básica de juros em patamares mais altos (ela chegou a 14,25% ao ano entre julho de 2015 e outubro de 2016), não era preciso fazer muito esforço para aplicar o dinheiro na renda fixa e ter um rendimento gordo o bastante para viver bem em um imóvel alugado. Com os cortes sucessivos na Selic e o novo mínimo histórico de 2,0% ao ano, o cenário mudou completamente.

Confira alguns benefícios proporcionados pela compra de um imóvel no atual cenário económico:


Estabilidade


São comuns os casos em que pessoas que moram de aluguel precisam desocupar o imóvel repentinamente, mesmo com o pagamento em dia, buscando às pressas outro lugar para viver.

Quando o imóvel é seu, as condições para planejar o futuro são melhores. Afinal, você já está estabelecido e sabe exatamente o quanto desembolsar para manter o imóvel em dia, sem os riscos de mudanças repentinas e novos contratos. 


Valorização


Ao comprar um imóvel, você passa a contar com a possibilidade de sua valorização, o que pode favorecer uma venda futura. Assim, se um dia desejar se desfazer da propriedade, você não apenas recuperará o valor investido, como poderá até lucrar com a transação.

Em se tratando de aluguel, tal oportunidade inexiste. Tudo o que foi pago fica para trás, sem qualquer chance de retorno. A partir dessa premissa, até mesmo uma eventual desvalorização do imóvel seria mais vantajosa do que permanecer por anos morando de aluguel.


Autonomia


Se você mora de aluguel e já tentou mudar algo no local, deve saber o quanto é difícil adaptar um imóvel às suas necessidades. Cada reforma deve ser autorizada pelo proprietário.


Gostou da nossa matéria? Aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e conferir todas as novidades em primeira mão! Estamos no FacebookYouTube e Instagram.

20 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • TikTok

Rua P, Quadra 15-A, nº 327- Centro - Caldas Novas - GO / CEP: 75681-640
CNPJ: 10.910.929/0001-01