top of page
  • Foto do escritorFBZ

Comprar um imóvel: quanto do salário preciso poupar todo mês?

Você tem o objetivo de comprar uma casa própria, mas não sabe o quanto economizar? Confira na matéria

Realizar o sonho da casa própria está no topo da lista de sonhos a serem realizados. Mas para colocar essa realização em prática, no entanto, é preciso ter uma boa consciência de quanto economizar.

Às vezes, é necessário mudar hábitos, cortar dívidas e se esforçar para fazer investimentos que valham a pena. Uma questão para quem deseja comprar o primeiro imóvel é determinante: saber quanto deve economizar do salário para conquistar esse objetivo.

Neste artigo, explicamos o que você precisa saber para economizar dinheiro e comprar seu primeiro imóvel. Confira!


Qual é a casa dos seus sonhos


Como você visualiza o seu lar daqui a alguns anos? É necessário traçar um objetivo, para estabelecer um plano de ação. Nessa etapa, muito cuidado. Você precisa avaliar seus rendimentos mensais e pensar em formas de como aplicá-lo para chegar lá. Fica difícil investir em uma mansão quando não se tem uma boa reserva financeira.

Se você estiver muito distante do sonho de uma casa própria do jeito que deseja, tenha um pouco de paciência. Às vezes, a conquista de um bem intermediário pode ser uma boa forma de negociar um imóvel de alto valor mais pra frente.


Organizar o orçamento


Ao economizar dinheiro para uma boa entrada na negociação do imóvel, é possível fazer um financiamento de acordo com o orçamento familiar. Mensalmente, as famílias gastam cerca de 25% com juros. O primeiro passo para começar a economizar seria, portanto, se livrar de juros e dívidas.

Não deixar acumular dívidas de cartão de crédito e cheque especial pode ajudar — e muito — a amortizar a quantia de juros paga todo mês. Vale reduzir também gastos com programas fora de casa, viagens e compras que não são essenciais.


Hora da ação


A partir do momento em que você estiver em uma situação financeira confortável, já é hora do plano de ação.

O ideal é que você consiga guardar pelo menos 10% do seu salário, se possível guarde 30%. Mas ainda que sobre muito pouco no mês, não gaste em vão e não deixe na poupança. Deixar o seu dinheiro render com esse tipo de investimento atualmente não é mais um bom negócio, o ideal é procurar outras opções de investimento e aplicar todo esse rendimento mensal neles. Assim além de economizar você tera o seu dinheiro trabalhando por você. Uma boa opção é pesquisar pelos aplicativos de investimentos disponíveis no mercado hoje em dia, como por exemplo: XP Investimentos, Easy Invest e Rico Investimentos, por meio deles você investe o seu dinheiro sem sair de casa, mas tome muito cuidado e estude muito bem cada opção de investimento antes de investir o seu dinheiro.


Gostou do artigo? Aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e conferir todas as novidades em primeira mão! Estamos no FacebookYouTube e Instagram.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page