top of page
  • Foto do escritorFBZ

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DO SEU SONHO

2 concepção até a entrega das chaves, muitas etapas são necessárias, conheça todas elas

Você, que adquiriu um imóvel na planta, provavelmente deve estar na maior expectativa para logo receber as chaves e finalmente fazer a sua mudança, não é mesmo? Entretanto, é preciso controlar a ansiedade, pois, dependendo do momento em que foi realizada a compra, será necessário esperar um pouquinho pela conclusão da obra.

Pensando nisso, para que você conheça melhor o processo, trouxemos neste post quais são as fases da construção de um imóvel. Confira!


Entenda o que acontece em cada fase da obra


1 - Projeto arquitetônico


Toda obra começa no projeto arquitetônico, elaborado por um arquiteto ou engenheiro civil. O projeto contém a planta baixa do imóvel, cortes, cobertura, fachadas e especificações das aberturas (portas e janelas). O trabalho do profissional garante que os espaços sejam bem aproveitados, tenham uma boa circulação, funcionalidade e conforto térmico.


2 - Projetos complementares


Além dos engenheiros civis e arquitetos responsáveis pelo projeto arquitetônico, também é necessário incluir os profissionais responsáveis pelos projetos complementares. Entre eles estão: projetos estruturais, instalações hidráulicas, elétricas e de telefonia.


3 - Elaboração do orçamento


O orçamento é entregue para a construtora e deve listar a estimativa de gastos com materiais básicos, equipamentos e serviços prestados pelos profissionais envolvidos em toda a obra.


4 - Serviços preeliminares


Antes da obra começar, o terreno é fechado para proteger os materiais, ferramentas e maquinário. Depois, os pedreiros montam o canteiro de obras, além das instalações temporárias de água e energia elétrica. A limpeza do terreno, terraplanagem e compactação do solo são executados nesta etapa.


5 - Fundação


As fundações são estruturas responsáveis por distribuir a carga da construção para o solo, evitando trincas e rachaduras. A composição da fundação varia em função do tipo de solo e das características de cada construção.


6 - Estrutura e alvenaria


Será nessa etapa que ocorrerá a construção da edificação. Na Fabrizio, a grande maioria dos empreendimentos é construído a partir do método construtivo convencional. Nesse método, todo o peso é absorvido pela estrutura de pilares e vigas.


7 - Cobertura


A cobertura é a fase de montagem do telhado, que pode ser de telhas cerâmicas, metálicas, concreto, fibrocimento, entre outros. São instaladas calhas, rufos e rincões para a captação e o escoamento da água pluvial.


8 - Instalação elétrica


Nesta etapa, o eletricista passa os fios pelos conduítes, instala tomadas e interruptores, prepara os bocais para as lâmpadas e liga os disjuntores.


9 - Instalação hidráulica


A condução dessa fase cabe ao encanador, que prepara, com ajuda dos pedreiros, as valas para a passagem dos encanamentos, coloca e liga os canos de águas pluviais e os canos de esgoto e liga a água da rua.


10 - Revestimento e demais acabamentos


O acabamento é a última fase da construção. Nela, será realizada a a instalação dos revestimentos e dos demais elementos — como esquadrias, vidros e louças — na edificação. Além de proporcionar beleza estética, os acabamentos têm como função proteger a estrutura do edifício contra as ações do clima.


11 - Esquadrias


A instalação de portas e janelas é uma das últimas etapas da construção. No mercado, existem diversos tipos de esquadrias, que podem ser de metal, alumínio, madeira, PVC e vidro temperado.


12 - Pintura


A pintura marca a fase final do acabamento das paredes e do teto. Como se trata de um reboco novo, primeiramente os pintores lixam as superfícies para remover as irregularidades. Em seguida, corrigem pequenas imperfeições com massa corrida, lixando-as, novamente, após secarem.


13 - Limpeza final


Antes da entrega das chaves, todos imóveis recebem uma limpeza pós-obra para a remoção de vestígios de pó que ficaram nos ambientes durante a construção. Assim, quando os clientes chegarem para a vistoria conseguirão enxergar melhor cada detalhe.


14 - Entrega das chaves


Com a conclusão da obra, chega o momento da entrega das chaves. Após o registro do imóvel, com o pagamento do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), a construtora agenda uma vistoria com o proprietário.

Uma etapa fundamental antes da entrega das chaves é a emissão do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO) pela prefeitura, documento que atesta que o imóvel foi construído de acordo com a legislação vigente e sua ocupação é permitida.


Gostou de saber como seu imóvel é construído? Aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e conferir todas as novidades em primeira mão! Estamos no Facebook, YouTube e Instagram.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page