top of page
  • Foto do escritorFBZ

Dicas de como aproveitar a iluminação natural em casa

Confira essas dicas pra melhorar a iluminação na sua casa e diminuir a conta de luz



Com a redução na incidência de chuvas e a diminuição no nível dos reservatórios que abastecem as hidroelétricas entram em cena as temidas tarifas na conta de energia, tirando o sono de muita gente. Dentre as inúmeras formas de evitar surpresas com a conta, a mais simples ainda é: aproveitar ao máximo a luz natural em casa.

Foi pensando nisso que separamos nesse artigo algumas dicas para que você consiga aproveitar ao máximo a luz solar para iluminar o ambiente. Boa leitura.


Evite obstruir a entrada do sol


Não deixe que as janelas, portas e vitrais do seu imóvel sejam obstruídas por móveis, cortinas, persianas ou roupeiros, impedindo assim a entrada da luz natural. Observe também se a luz não está sendo bloqueada por árvores ou arbusto que não estejam devidamente aparados.


Adicione espelhos


Espelhos são excelentes aliados na hora de melhorar a iluminação dentro de casa. Caso sejam posicionados de maneira correta, a luz irá refletir e proporcionar uma sensação de conforto e amplitude. Sem contar que são peças de muito bom gosto na decoração de um imóvel.


Escolha cores claras para o ambiente


Cores claras são recomendadas por refletirem a maior parte das luz que incide sobre elas, proporcionando a sensação de espaço mais claro e amplo. Já cores escuras absorvem mais a luz, deixando o ambiente mais quente, dando a sensação de que ele é menor.


Limpe os vidros por onde a luz entra no imóvel


Embora a luz seja capaz de passar pelo vidro, a poeira e sujeira em geral atrapalham esse processo. Por isso é recomendado limpar os vidros sempre que possível ou sempre que for observado algum acumulo de sujeira, assim o ambiente fica mais iluminado e por consequência mais agradável.


Vantagens que a maior incidência de luz traz para sua casa


Agora que você já sabe como aproveitar melhor a luz solar na sua casa, confira algumas vantagens que a mesma traz para o seu dia a dia.


- Efeito estético agradável


Os imóveis que aproveitam a luz natural tem seu espaço realçado, proporcionando uma sensação de conforto aos moradores.


- Qualidade de vida


A falta de luz natural pode afetar a saúde dos moradores uma vez que quando o ser humano não recebe um banho de sol, a tendência é que ele fique de mau humor e seu nível de estresse aumente. A luz solar também ajuda a reduzir a pressão arterial e estimula o nosso corpo a produzir a vitamina D, nutriente essencial para o nosso organismo.


- Economia


Com maior incidência de luz no ambiente, não será necessário mais ligar todas as lâmpadas. Além disso, se houver iluminação solar suficiente, os moradores não irão ficar doentes pela falta de banho de sol, eliminando gastos com remédios e consultas.


153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page