Fale com a gente:

Central de Atendimento

>

Chama no WhatsApp!

Prefere uma ligação?

Clique ao lado

  • FBZ

Dicas para organizar sua vida financeira e realizar o sonho da casa própria

Aprenda com dicas simples como se organizar financeiramente e juntar dinheiro para realizar o seu maior sonho!


Mesmo vivendo tempo de turbulência, as pessoas ainda sonham com o imóvel próprio. Segundo uma pesquisa feita pela startup MindMiners, especializada em pesquisas digitais, a aquisição de um imóvel é uma prioridade para 52% dos brasileiros.

Infelizmente, o caminho para a realização desse objetivo nem sempre é fácil, porém com organização e foco é possível alcançar esse sonho mais cedo do que se imagina. Foi pensando nisso, que neste post, listamos 6 passos mostrando como organizar sua vida financeira para comprar uma casa. Confira!


Conheça as suas finanças


O primeiro passo para juntar dinheiro é conhecer as suas finanças. Portanto, separe um tempo para avaliar quais são os seus gastos mensais. Organize-os entre fixos, como aluguel, variáveis, considerando o quanto você gasta mensalmente no supermercado, além de essenciais e aqueles que poderiam ser evitados ou reduzidos.

Seja o mais detalhista possível e não se esqueça de relacionar o café que você toma todos os dias após o almoço, o chocolate no meio da tarde e outras coisas que parecem ser pequenas, mas que somadas podem ser decisivas no sucesso ou fracasso de um planejamento financeiro.


Trace suas prioridades


Agora que você já sabe a situação das suas finanças, chegou a hora de traçar suas prioridades. Faça uma lista de todos os seus planos, além da compra de uma casa. Elenque coisas como fazer uma viagem, cursar uma pós-graduação ou aprender uma nova língua, e reflita sobre o prazo para cada uma dessas realizações, o grau de importância para você, o que pode ser feito depois e o que é essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Esse é um momento importante, pois vai trazer clareza aos seus planos e ajudar você a traçar metas mais ajustadas com sua realidade e necessidades.


Defina quanto quer juntar e em quanto tempo


Para o sucesso do planejamento é importante que você saiba onde quer chegar. Para isso, antes de mais nada, defina quanto quer acumular e em quanto tempo. Depois de definir esse número, veja quanto por mês será necessário economizar para atingir o seu objetivo.

Não se esqueça de traçar uma meta dentro da sua realidade. Se ao verificar suas finanças você percebeu que pode economizar R$500,00 por mês, não adianta fazer um planejamento para poupar R$800,00. Trace planejamentos reais, mesmo que isso signifique demorar um pouco mais para comprar o seu imóvel próprio.


Controle seus gastos


Juntar dinheiro para comprar uma casa exige organização. Logo, será necessário controlar os seus gastos de perto.

Atualmente, além das planilhas e do bom e velho caderno há diversos aplicativos de finanças que auxiliam na tarefa de catalogar tudo o que você gasta. Dessa maneira, é possível visualizar exatamente para onde o seu dinheiro vai, evitando excessos e desperdícios. Confira abaixo alguns aplicativos que vão ajudar você nessa tarefa.


Organizze


O aplicativo permite gerenciar conta corrente, poupança e investimentos na versão gratuita, adicionando os seus ganhos e gastos manualmente.


Mobilis


O aplicativo está na lista dos melhores apps para o dia a dia, divulgada pelo Google. O app tem duas versões: uma gratuita e outra premium.


GuiaBolso


O aplicativo permite sincronizar a conta bancária e analisar, para onde está indo seu dinheiro. O app tem duas versões: uma gratuita e outra premium.


Minhas Economias


O aplicativo gratuito permite inserir ganhos e gastos de mais de uma conta, categorizar as transações e analisá-las por meio de gráficos e relatórios.


Faça trocas inteligentes


Quando pensamos em economia, logo vem a nossa mente a ideia de que não podemos mais gastar dinheiro e que precisaremos nos abster daquilo que gostamos. Mas a verdade é que o planejamento financeiro não precisa ser radical.

Você vai aprender aos poucos a fazer escolhas inteligentes e perceber que não é necessário abrir mão das coisas que você gosta se souber administrar para onde o seu dinheiro vai. Logo, analise o plano de celular e internet que você assina, o consumo do seu carro, as compras que você faz no mercado etc. Pequenos gastos que realizamos no dia a dia sem pensar podem ser exatamente o que nos impede de poupar mais dinheiro no fim do mês.


Evite as compras por impulso


Comece a avaliar melhor as suas compras e evite fazê-las por impulso. Sabe aquela visita despretensiosa a lojas? Mude o roteiro. Você não precisa parar de comprar, mas também não deve adquirir coisas desnecessárias apenas por consumismo.

Mantenha-se focado no seu objetivo principal e saiba que a recompensa por ter deixado de comprar aquela blusa ou tênis da moda vai ser muito maior no final.


Agora que você já conheceu melhor nossas dicas de como organizar sua vida financeira, que tal conhecer melhor nossas unidades habitacionais? Acesse nosso site e descubra o endereço do seu novo lar.

1 visualização
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • TikTok

Rua P, Quadra 15-A, nº 237 - Centro - Caldas Novas - GO / CEP: 75681-640
CNPJ: 10.910.929/0001-01