top of page
  • Foto do escritorFBZ

ECONOMIZAR DINHEIRO: QUANTO DO SALÁRIO POUPAR PARA COMPRAR UM IMÓVEL?

Descubra se você está no caminho certo para a realização do seu sonho!


Comprar um imóvel está no topo da lista de sonhos a serem realizados, no entanto, é preciso ter uma boa consciência de quanto economizar.

Às vezes, é necessário mudar hábitos, cortar dívidas e se esforçar para fazer investimentos que valham a pena. Uma questão para quem deseja comprar o primeiro imóvel é determinante: saber quanto deve economizar do salário para conquistar esse objetivo.

Neste artigo, explicamos o que você precisa saber para economizar dinheiro e comprar seu primeiro imóvel. Confira!


Como organizar seu orçamento


- Orçamento familiar x planejamento familiar


Ao economizar dinheiro para uma boa entrada na negociação do imóvel, é possível fazer um financiamento de acordo com o orçamento familiar. Mensalmente, as famílias gastam cerca de 25% com juros. Essa é a fatia utilizada pelas financiadoras para definir a quantidade de parcelas.

Por exemplo, se alguém ganha 2.000 reais, no financiamento a parcela mensal deve ser de aproximadamente 500. O primeiro passo para começar a economizar seria, portanto, se livrar de juros e dívidas.

Não deixar acumular dívidas de cartão de crédito e cheque especial pode ajudar — e muito — a amortizar a quantia de juros paga todo mês. Vale reduzir também gastos com programas fora de casa, viagens e compras que não são essenciais.


- Investimentos certos para economizar dinheiro


Aplicar o dinheiro é uma ótima solução para poupar. Colocar o dinheiro na poupança é uma escolha para aqueles que gostam de segurança, embora o rendimento seja muito pequeno.

Convencionalmente, tendo em vista um salário médio brasileiro de 3 mil reais, o ideal é poupar 20%, ou seja, 600 reais. Porém, vale saber que, quanto mais você poupar, mais rápido terá o seu imóvel!


- Valor de entrada como base de cálculo


Entendendo melhor a base para financiamento de acordo com o seu rendimento mensal, agora é preciso compreender de quanto deve ser o valor de entrada. Para valer a pena fazer o financiamento e não se perder em juros, o ideal é tentar corresponder a um valor inicial o mais alto possível.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica pedem 10% do imóvel, em contraponto com 20% nos bancos privados. Em termos de juros, ambos possuem valores aproximados. Porém, o aconselhável é pagar a maior parte que puder à vista.


Escolha a melhor forma de pagamento de acordo com seu perfil


Como explicamos, o valor liberado pelo banco depende da renda familiar. Apesar disso, antes de comprar um imóvel você deve analisar quais são as melhores opções de pagamento. Além das instituições públicas, bancos privados oferecem crédito para quem deseja adquirir a casa própria.

Programas como Minha Casa Minha Vida oferecem financiamento com juros mais baixos, mas são voltados para determinados perfis de clientes. Então, se você se encaixa no programa, optar por essa forma de pagamento é uma boa ideia.


O que avaliar para comprar um imóvel?


- Atendimento às necessidades dos moradores


Na hora de comprar um imóvel é importante analisar as necessidades. Uma pessoa que mora sozinha precisa de menos espaço do que quem tem família. Então, todas essas questões devem ser levadas em consideração.

Além do espaço, é importante avaliar se o bairro tem área de lazer, se é seguro e se é possível fazer reformas no imóvel, futuramente. Esse último item deve ser considerado porque muitos empreendimentos não permitem reformas, como quebras de parede. Então se você pensa em reformar ou tornar dois ambientes apenas um, deve verificar se há essa possibilidade.


Documentos necessários para realizar o seu sonho


Comprar um imóvel envolve mais do que fazer pesquisa, visitas e ter o dinheiro para dar entrada. É preciso reunir uma série de documentos que comprovem sua capacidade financeira e a veracidade das informações prestadas para que a compra possa ser concretizada.

Para que o banco autorize o financiamento, são analisadas diversas informações como financiamento de veículo e faturas de cartão de crédito. Isso porque essas dívidas influenciam no limite de crédito que será disponibilizado, já que essas contas afetam sua capacidade de pagamento.

Além dos documentos do comprador e de seu cônjuge — caso seja casado —, ainda é preciso apresentar ao banco os documentos do imóvel do vendedor, seja ele pessoa física ou jurídica.


- Importância de apresentar os documentos necessários


Depois de escolher um imóvel para comprar é necessário apresentar ao banco a lista dos documentos necessários para comprovar renda e outras informações. Eles devem ser apresentados rapidamente, pois a análise de crédito só é feita quando a instituição financeira tem todos os documentos em mãos.

Por isso, é importante ficar atento para não perder seu imóvel, pois são vários documentos que são emitidos por órgãos diferentes. Então, há um prazo para que eles fiquem prontos e alguns precisam ser autenticados, o que gera custo para o comprador.

O ideal é já pedir ao corretor a lista de documentos para você providenciar enquanto visita alguns imóveis. Dessa forma, quando escolher seu imóvel, já terá algumas certidões prontas e poderá agilizar o processo e mudar para sua casa mais rápido.

Esses são os passos para economizar e conseguir comprar um imóvel e as etapas fundamentais para escolher um imóvel que seja adequado às suas necessidades. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e ajudem você na hora de realizar seu sonho da casa própria.

Agora que você já sabe as principais dicas para economizar dinheiro e comprar o seu imóvel, está na hora de entrar em contato conosco para conhecer nossas opções de imóveis.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page