{{}}
 
  • FBZ

ENTENDA DE UMA VEZ COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?

Se você está pensando em comprar um imóvel, mas se assusta só de pensar em financiamento, confira nossa matéria e entenda como ele pode ser um ótimo aliado para você conquistar o seu sonho.

Comprar a casa própria é o sonho de grande parte dos Brasileiros e hoje em dia ele se encontra bem mais fácil de ser realizado do que a algumas décadas atrás. Bancos públicos e privados apostam nos pacotes de financiamento para facilitar a aquisição, permitindo assim o pagamento facilitado com taxas de juros atrativas.


Condições de financiamento


Várias instituições financeiras oferecem financiamos, o que irá diferenciar são as condições de pagamento, como por exemplo: as taxas de juros cobradas, a duração do contrato e até qual valor pode ser financiado.

O primeiro passo antes de tudo é conversar com um especialista imobiliário, ele irá lhe guiar sobre os procedimentos a serem realizados nessa fase, evitando assim diversas dores de cabeça.


Documentos


No primeiro momento será necessário apresentar os documentos originais e cópias do RG e CPF (do casal, quando for o caso), dos comprovantes de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários e declaração completa de imposto de renda do casal, quando for o caso).

Autônomos podem comprovar a renda por meio do contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibo sobre trabalhos prestados ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), feita por um contador.

Essa comprovação é necessária pois será responsável por indicar através de uma simulação a capacidade de pagamento das prestações, uma vez que o valor delas não deve ser maior do que 30% da renda bruta familiar.

Nesse momento também será feita uma análise cadastral, que consiste na verificação dos nomes em cadastros de inadimplentes e outras fontes de consulta a critério de cada instituição. Não havendo problemas, é aprovada a liberação de crédito com um período de validade que varia de acordo com a instituição escolhida.


Avaliação do imóvel

Se tudo estiver certo até aqui, a instituição financeira, por meio de uma empresa ou engenheiro responsável, realizará uma avaliação do imóvel a ser financiado para confirmar o seu valor.

A partir dessa avaliação o banco elabora um contrato e pede para que tanto o comprador como o vendedor assinem o documento. Com isso, o comprador começa a pagar as prestações mensais.


Viu como é fácil sair do aluguel? Então, aproveite a visita para falar com um de nossos especialsitas. Dessa forma você sanará todas suas dúvidas e realizará o seu sonho da casa própria.

49 visualizações0 comentário