top of page
  • Foto do escritorFBZ

EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA SE FINANCIAR UM IMÓVEL?

Idade influencia no valor e quantidade de parcelas, por conta do valor dos seguros obrigatórios embutidos no custo do financiamento

Se você vai comprar um imóvel a vista, esse fator pouco importa. Mas se você, assim como a maioria dos brasileiros pretende financiar um imóvel, sabia que a idade pode ser um fator muito importante e que pode te ajudar a economizar um bom dinheiro? É isso mesmo, a idade é um dos fatores que tem influência direta no valor das parcelas.


Mas como a idade influencia no valor do financiamento?


Quando você financia um imóvel, as parcelas não são compostas somente pelo valor do imóvel diluído ao longo do tempo, mas sim por juros, tarifas e também alguns seguros obrigatórios, como por exemplo, o MIP (Morte ou Invalidez Permanente). E é esse seguro que pode aumentar o valor da sua parcela conforme a idade vai aumentando. Isso por que as instituições bancarias entendem que com o passar dos anos, existe um risco maior do comprador adoecer, tornar-se incapaz ou falecer, o que o impediria de arcar com a dívida em questão.

Para se ter uma ideia de como esse seguro pode afetar os valores das parcelas, um comprador com mais de 50 anos, pode pagar até 18% a mais do que um jovem na casa dos 20 anos em um financiamento com prazo de 30 anos.


Então qual a idade máxima e a mínima para se financiar um imóvel?


O fator que define a idade máxima para se financiar um imóvel é a regra existente que exige que o imóvel seja quitado antes dos 80 anos e seis meses. Dessa forma, se uma pessoa tiver 60 anos, ela poderá financiar o seu imóvel num período de somente 20 anos e 6 meses.

Já a idade mínima existente hoje é de 18 anos, desde que a comprador possa comprovar a renda mínima necessária para o valor do imóvel que deseja adquirir. A partir da renda, o valor do empréstimo será estipulado, de forma que as parcelas não ultrapassem 30% da renda bruta. Mas mesmo que o comprador já possua a renda necessária nessa idade, talvez essa não seja a melhor opção, uma vez que no início da vida profissional, a renda ainda é menor do que será no auge da carreira, mas também esperar demais pode fazer com que o comprador se encontre em fase de declínio profissional e comece a ver uma queda na renda.


E qual a idade ideal?


Se você for colocar na balança o fator idade, a faixa etária mais interessante para se dar entrada em um financiamento imobiliário é entre os 25 e 45 anos de idade, uma vez que a partir dos 45 o valor do seguro começa a aumentar, até essa idade a diferença não é tão gritante. Mas vale ressaltar que essa regra não se aplica a todo mundo, uma vez que bancos privados onde você tem conta a muitos anos pode oferecer condições melhores do que a própria Caixa Econômica Federal, que hoje possui a linha de crédito com as memores taxas do mercado.


Quer fazer uma simulação pra ter ideia de como vai ficar o financiamento da casa dos seus sonhos? É só clicar aqui!


24 visualizações0 comentário
bottom of page