top of page
  • Foto do escritorFBZ

Feng Shui: a arte de trazer boas energias para sua casa

Entenda o que é Feng Shui, quais são seus principais conceitos e como aplicá-lo em casa na sala, cozinha, banheiro e quarto.


A crescente desconexão com a natureza nas grandes cidades tem impacto na saúde física e mental do ser humano, o que torna práticas como o Feng Shui cada vez mais populares. Na busca por equilíbrio em todas as áreas da vida, encontrá-lo em casa torna-se fundamental.

Não é uma religião, mas uma filosofia de vida baseada na observação da natureza como inspiração para o caminho da realização humana. Aprender com a natureza e seus ciclos ajuda-nos a entender e encarar com naturalidade os ciclos de vida: altos e baixos, períodos de expansão e retração, juventude e maturidade


O que é Feng Shui?


Com milhares de anos de história, o Feng Shui (que significa “vento” e “água”) trabalha, através de diversas técnicas, a relação saudável do ser humano e seu ambiente. Seu objetivo é conquistar harmonia interior através da harmonização de espaços

Baseado na filosofia taoista e no texto clássico chinês I Ching – O Livro das Mutações, tem hoje diversas escolas que compartilham o trabalho de equilibrar fluxos de energia através de cores, elementos e disposição de objetos. Tudo isso pode facilitar ou estagnar a circulação dessas energias.

Profundamente relacionado à Terra, ao universo e ao lugar das pessoas neles, o Feng Shui trabalha para encontrar ordem utilizando as 8 direções do céu: Norte, Sul, Leste, Oeste, Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Sudeste.

Isso torna uma bússola (ou aplicativo que a contenha) importante para a prática, visto que as energias devem ser (re)direcionadas para aspectos da vida do praticante e convergir no centro, que representa a saúde. Já as 8 grandes áreas trabalhadas pelo Feng Shui são: Sucesso, Relacionamento, Criatividade, Amigos, Carreira, Sabedoria, Família e Prosperidade.


O Bá-gua do Feng Shi


Os fatores citados acima são parte do ba-guá, o mapa da harmonia do Feng Shui. É bom já avisar que ele é diferente nos hemisférios Norte e Sul – então não se esqueça desse detalhe

Visualmente parecido com uma mandala em forma de octógono, é ele que norteia os centros de energia de um espaço. Em seu centro, estão os famosos yin e yang, conceitos taoistas sobre a dualidade de tudo que existe e que representam a saúde. Cada uma de suas áreas tem um elemento específico que precisa ser nutrido para criar o bom Feng Shui.



Para aplicar o ba-guá do Feng Shui, é preciso ter em mãos a planta baixa do imóvel em que se quer trabalhar com paredes, portas e janelas desenhadas. Não precisa ser exata mas, quanto mais próximas forem as proporções da realidade, melhor será a análise.

É possível fazer uso tanto do ba-guá em seu formato tradicional, um octógono, quanto ao dividir a planta em nove parcelas iguais. Em seguida: Identifique a parde que contém a porta de entrada da moradia, encontre seu ponto central da planta, ali estará o quadrante da área de trabalho do ba-guá, seu ponto inicial e finalmente, identifique as outras áreas em sentido horário e na ordem em que são apresentadas no ba-guá.


Feng Shui na Sala


Imagine um ambiente cheio de coisas, móveis, quadros nas paredes, lustres no teto. Quando você pisa nele, pode se sentir sufocado. A energia também. Por isso, essa prática milenar chinesa indica que, em termos de Feng Shui na sala, é importante liberar o caminho.



A porta principal é por onde a energia (e, com ela, sorte, saúde e prosperidade) entra. Por isso, é preciso permitir a livre circulação, sem apetrechos ou muitas coisas espalhadas. Não a bloqueie nem de dentro, nem de fora: se a energia conseguir entrar, é bom que ela também se alimente uma vez lá dentro. Por isso, arte e fotos muitos melancólicas ou pesadas devem ser transferidas para outro ambiente.

Por ser o coração social da casa, o Feng Shui na sala deve ser especialmente atraente. Para tanto:


- Privilegie a luz solar e a ventilação natural 

- Não coloque o sofá à frente de uma janela 

- Pendure e exiba imagens e pôsteres positivos 

- Preste atenção no que o espelho reflete


Feng Shui no banheiro


Devido à presença de ralos no local, por onde pode escoar a boa energia, o Feng Shui no banheiro tem uma dica de ouro:mantenha a porta e a tampa do vaso sanitário fechadas.Se quiser colocar um espelho na porta, do lado de fora, também pode. Além disso, evite deixar itens estragados, quebrados ou lascados: o ideal é reparar o dano assim que possível. 


Feng Shui no quarto 


As dicas de Feng Shui no quarto podem conter algumas surpresas. Embora espelhos sejam bem-vindos em outros ambientes, por exemplo, aqui, na zona de descanso e relaxamento, podem refletir a energia para outro lugar. 

E você já pode ter ouvido falar sobre a posição da cama no Feng Shui. É verdade que existe esse conselho: é melhor posicioná-la contra uma parede sólida, com vista para a porta, mas sem compartilhar a parede com a porta de entrada. A ideia é que, dessa maneira, é possível ver as pessoas, energias e possibilidades que se aproximam da sua vida.



A simetria também é importante. Mesmo que você more sozinho, busque posicionar sua cama de tal maneira que haja espaço de seus dois lados e decore ambos de maneira similar. Não precisa ser idêntico, mas pelo menos proporcional.

Como relaxamento é palavra-chave, invista em coisas gostosas para os sentidos, como tapetes macios, luzes tranquilizantes e aromas de óleos essenciais. Na mesma toada de descanso, evite ter distrações que sugam sua energia (leia-se: dispositivos eletrônicos) no local. Não sabe levantar na hora sem o celular? Cogite um despertador clássico!


Feng Shui na cozinha


Na tradição chinesa, a cozinha é um ambiente especialíssimo. É daí que sai o alimento para o corpo e, através do ato de alimentar a si e ao outro, para a alma. Por isso, o Feng Shui na cozinha é muito importante.



Assim como em qualquer outro cômodo, o primeiro passo é se livrar de qualquer coisa quebrada: conserte-a ou descarte-a. Coisas quebradas atrapalham a energia positiva e criam energia negativa. Isso também se aplica aos alimentos: se estragou, jogue fora imediatamente. Já frutas e flores frescas à vista atraem boas energias.


Pronto para aplicar o Feng Shui em sua nova casa? Conheça melhor nossos produtos no nosso novo Site!

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page