Fale com a gente:

Central de Atendimento

>

Chama no WhatsApp!

Prefere uma ligação?

Clique ao lado

  • FBZ

FGTS? Confira como usar na compra do seu imóvel

Esclareça suas dúvidas sobre a utilização do FGTS na compra do seu imóvel


Embora sair do aluguel seja o sonho de grande parte dos brasileiros, muitos não conseguem, uma vez que sua realização exige planejamento e organização. Um grande aliado nesse momento é o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), um fundo que todo trabalhador contratado pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem direito. A seguir explicaremos como utilizar a verba do fundo para realizar o seu sonho da casa própria, vamos lá.


Como saber se meu FGTS está disponível para compra de um imóvel?


Para utilizar o FGTS na realização do seu sonho é necessário cumprir alguns requisitos, são eles:


- Ter ao menos três anos de carteira assinada (este período não precisa ser contínuo ou na mesma empresa);

- Não possuir financiamento ativo através do SFH (Sistema Financeiro de Habitação);

- Não possuir imóvel residencial na cidade onde pretende comprar;

- Deve trabalhar ou morar na cidade onde pretende comprar o imóvel;

- Na data do pedido para uso do saldo, suas prestações do financiamento devem estar em dia.


Como posso saber o saldo disponível no FGTS?


A Caixa Econômica Federal envia um extrato a cada trimestre para o endereço vinculado a conta, mas é possível checar também pela internet no site do Fundo de Garantia com o número do NIS (PIS/PASEP) e uma senha previamente cadastrada, mas caso prefira, você pode ir até alguma agência da Caixa e apresentar seu documento de identificação com foto e o número NIS.


Quais imóveis posso comprar com o FGTS?


Somente imóveis financiados por meio do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) podem ser comprados com o FGTS. Eles devem, também, estar dentro de um limite de valor pré-definido que atualmente está em R$ 950.000 para os estados de MG, SP, RJ e DF e de até R$ 800.000 para os demais estados da federação. É necessário também estarem localizados no perímetro urbano do município e ter como finalidade a moradia do comprador, não podendo assim, ser usada para fins comerciais.


Qual a documentação necessária para usar o saldo do FGTS?


Os documentos necessários são aqueles que comprovem que o requerente atende a todos os requisitos estabelecidos no primeiro item, como por exemplo: documento de identidade, carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, extrato da conta vinculada ao FGTS.


Como solicito o saque desse saldo?


Para solicitar o saque, verifique sua conta e veja quanto pode ser utilizado na operação de compra, liquidação ou amortização do seu saldo devedor. Depois, separe a documentação e entregue na Agência da Caixa Econômica ou em qualquer correspondente Caixa Aqui. O banco irá avaliar sua documentação e, caso aprovado o saldo deverá ser liberado dentro de 5 dias.


Posso usar o saldo para comprar um imóvel em outro banco?


Pode sim, qualquer banco pode utilizar o FGTS para amortizar o saldo devedor, mas para isso acontecer, o comprador deve sinalizar o interesse na utilização do mesmo. O banco irá determinar a inclusão de novas clausulas na compra da casa ou apartamento e então sacar o dinheiro e depositar para o construtor.


Fonte: Tegra

8 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • TikTok

Rua P, Quadra 15-A, nº 327- Centro - Caldas Novas - GO / CEP: 75681-640
CNPJ: 10.910.929/0001-01