top of page
  • Foto do escritorBalcão de Negócios

IMÓVEIS PEQUENOS: COMO DECORAR E GANHAR SENSAÇÃO DE AMPLITUDE

Confira algumas ideias para aproveitar melhor cada canto e criar sensação de amplitude

Os imóveis menores são tendências que se justificam com o atual momento da sociedade: pessoas tendo menos filhos – ou optando por não ter – querendo morar mais próximas dos centros urbanos e também o aumento de gente indo viver sozinha.

Mas por conta do isolamento social, necessário durante a pandemia do novo coronavírus, a convivência nesses espaços se tornou árdua por vários motivos. Entre eles, a sensação do confinamento e a baixa circulação aumentam o sofrimento psicológico e a percepção de solidão. A boa notícia é que algumas medidas podem ser tomadas para suavizar a experiência no espaço doméstico utilizando apenas elementos da decoração.


Aposte em cores claras


Não é de hoje que escutamos os profissionais da área de Arquitetura e Decoração indicarem a utilização de cores claras como um dos artifícios para que um espaço pareça maior. No entanto, a explicação para essa sensação de amplitude não está na Arquitetura, mas sim na Física, mais precisamente: na teoria das cores.

Aplicando essa teoria na decoração, podemos concluir que uma parede branca ou de cor clara irá refletir a luz que nela incidir e, por isso, fará com que, aos nossos olhos, o ambiente pareça maior.

Por isso, optar pela utilização de cores claras é sempre uma boa dica a ser seguida na hora de decorar ambientes pequenos.


Invista em espaços integrados


Quando falamos em espaços pequenos, é muito comum encontrarmos profissionais sugerindo a integração de ambientes como uma das estratégias para fazer com que eles pareçam maiores.

Afinal, quanto menos paredes e interrupções houver em um ambiente, maior será a sensação de amplitude que ele propiciará, afinal, são menos obstáculos à passagem da luz. E como vimos na primeira dica, ambientes mais iluminados sempre parecem maiores aos nossos olhos.


Use o velho truque dos espelhos


Fazer uso de espelhos em ambientes pequenos é, sem dúvidas, um dos truques mais utilizados por arquitetos e decoradores em todo o mundo.

A utilização de espelhos e outros elementos refletores faz com que o alcance da iluminação natural seja ampliada, contribuindo para que cada canto do ambiente fique iluminado.

Além disso, ao refletir as linhas de um espaço é possível criar uma sensação de profundidade e, graças a essa ilusão de ótica, a nossa percepção acerca do espaço é alterada e passamos a compreendê-lo de uma maneira ampliada.


Utilize móveis em locais estratégicos


Em relação aos móveis, há vários aspectos que podem melhorar ou prejudicar o aproveitamento do espaço em uma casa

Vamos começar falando da profundidade. Tenha em mente que quanto mais profundos forem seus móveis, menor espaço restará no ambiente.

Outro ponto importante também é optar por móveis mais baixos e compridos e, se possível, planejados. Isso porque as linhas horizontais fazem com que os ambientes também pareçam maiores e os móveis planejados sempre contribuem para que cada canto seja melhor aproveitado.

E claro, uma boa dica é sempre investir em móveis multiuso.


Aposte nos nichos e prateleiras


Os nichos e prateleiras são uma ótima alternativa para contribuir com a organização e podem ser colocados em qualquer cômodo do seu apartamento.

No que se refere aos espaços pequenos, os nichos e as prateleiras se apresentam como uma opção ainda mais vantajosa, pois ocupam pouco espaço e praticamente não interferem na circulação.

Por isso, se você está em dúvida entre organizar seus livros em prateleiras ou numa super estante, avalie a questão do espaço a ser utilizado. Em se tratando de um imóvel pequeno, muito provavelmente as prateleiras serão a alternativa mais interessante para você.


E essas foram nossas dicas para que você possa acertar na decoração e aproveitar ao máximo cada cantinho do seu novo lar 😍

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page