Fale com a gente:

Central de Atendimento

>

Chama no WhatsApp!

Prefere uma ligação?

Clique ao lado

  • FBZ

Mudança marcada? Confira um guia para se planejar da melhor forma

Com essas dicas a mudança pra seu novo lar ficará menos estressante e cansativa, confira!

Mudança é algo cansativo e muita das vezes estressante, foi pensando justamente nisso que separamos algumas dicas para você se planejar. Dessa maneira, ficará muito mais fácil otimizar cada processo de desmontagem e montagem. Vamos lá!


Porque a mudança é um processo tão importante?


Só quem já mudou sabe o quão importante é essa etapa, afinal de contas a organização adotada durante o empacotamento dos móveis e untesílios definirá o trabalho que você tera no seu no lar. Por isso, por mais que tome um pouco mais de tempo, adotar uma agenda de organização se mostra um processo precioso de aprendizado e também de transformação.

O mais importante nesse momento é ter o famoso jogo de cintura e pensar em soluções rápidas, mas lembre-se: imprevistos acontecem, porém ao encarar tudo com um olhar positivo, as decisões ficam mais acertadas ao longo do tempo.


O que fazer antes de realizar a mudança?


Com uma lista de móveis e itens pessoas que vão para o novo lar, você primeiro deve pensar em um plano eficiente que deve ser colocado em prática. Se toda a família trabalha fora, uma boa ideia é tentar conseguir uma folga de pelo menos um dia, assim é possível distribuir tarefas e definir quem será o responsável pelo empacotamento de cada cômodo da casa, dessa forma as coisas tendem a caminhar de forma mais acelerada.


Identificar pertences


Depois de descartar tudo o que ficará para trás, chega o momento de organizar seus pertences. Quanto mais rigoroso for esse processo, mais fácil será desencaixotar tudo e colocar as coisas no lugar.

Pode até parecer uma atividade trabalhosa em um primeiro momento, entretanto, se justifica facilmente pela praticidade durante o processo de organização e na decisão da forma como cada item será transportado. Marque com etiquetas diferentes as caixas de acordo com o cômodo em que ela ficará aguardando até começarem as etapas de montagem.


Reunião do material necessário


O grande problema de não ter as coisas indispensáveis sempre à mão está em perder tempo para procurá-las em meio a bagunça que de uma forma, ou de outra, termina acontecendo. Então, antes mesmo de começar a encaixotar, o primeiro passo é separar o que será usado. Veja algumas sugestões do que será necessário:


- Plástico bolha;

- Tesouras;

- Réguas;

- Etiquetas;

- Canetas de diferentes cores;

- Toalhas;

- Caixas de papelão;

- Rolos de fita adesiva;

- Sacos plásticos para o lixo;

- Cola;

- Jornais velhos para embalar louças e vidros.


Defina o melhor formato


Conforme a localização da nova casa, você pode optar por duas modalidades de mudança que consistem em ir de uma vez ou levar os pertencer aos poucos. Claro que isso só funciona se for rápido chegar até o local, mas se tem crianças, ou animais de estimação envolvidos, torna-se essencial ter um planejamento mais cuidadoso.

Se for necessário, divida os membros da família para que os que têm disponibilidade cheguem primeiro e possam ir arrumando os principais detalhes até que exista estrutura suficiente para receber todo mundo.

Outra dica de ouro é ter atenção especial com as compras no supermercado. Sim! Exagerar nos mantimentos alguns dias antes da mudança só fará com que seja preciso carregar coisas desnecessárias ou jogar no lixo. Para evitar esse tipo de descuido, faça cálculos cuidadosos sobre o que realmente será consumido como uma estratégia para não deixar de lado o ritmo de alimentação saudável e ficar sem energia antes da grande maratona.


Separe o que será usado


Para os dias de empacotamento de caixas, o mais indicado é que todos os participantes do projeto de mudança usem roupas confortáveis. Isso se mostra fundamental no momento de garantir agilidade e serve de ajuda também no ritmo da organização.

Pense só, se cada vez que você tomar banho, precisar encontrar itens básicos, como toalhas, escova de dentes e pijamas no meio da bagunça. Essa perda de tempo é capaz de deixar qualquer pessoa estressada e ainda limita muito a dinâmica de trabalho.

Assim sendo, tenha um espaço separado com tudo o que precisa ser usado no pré e durante a mudança. Ao ter o controle das coisas indispensáveis, ninguém precisa abrir caixas que já estavam lacradas apenas para pegar um fio dental, por exemplo.


Medidas do móveis


Calcular o tamanho dos móveis para evitar transtornos representa um verdadeiro divisor de águas. O motivo é que ao ter tudo certinho na hora de passar por portas, você pode desmontar o que ultrapassa os limites e evita crises desnecessárias. Essa dica vale para o endereço antigo e para novo.

Faça as anotações com antecedência com a ideia de avaliar o que realmente vale a pena ser transportado. Por exemplo, se tem uma cama que ultrapassa o tamanho e não cabe no elevador, veja se ela está em bom estado antes de optar por uma solução mirabolante. Em alguns casos, acaba compensando mais comprar uma nova ou fazer outro tipo de substituição.


Tome cuidado com os eletrodomésticos


Por mais que estejam bem embalados, os eletrodomésticos podem pregar boas frustrações durante uma mudança. Quando o equipamento tem peças pequenas, elas correm o risco de se soltarem e serem perdidas pelo caminho. Aí, na hora de abrir as caixas, vai ser uma dor de cabeça grande procurando em todos os lugares possíveis.

Coloque revestimentos de plástico bolha e deixe as peças pequenas juntas como uma estratégia de criar volume. Assim, também se torna muito importante que as caixas não fiquem vazias. Para isso, preencha os espaços com jornal para que os itens mais sensíveis permaneçam imóveis durante o transporte e cheguem ao destino intactos.


Refeiçãoes durante o processo


Que o dia da mudança é extremamente agitado, todo mundo sabe. Por conta disso, use o planejamento detalhado para inserir brechas de alimentação ou até mesmo algumas pausas pontuais.

Claro que cozinhar com a casa encaixotada é impossível. O melhor caminho envolve pedir refeições prontas aos aplicativos de comida ou restaurantes próximos. Pense qual é a melhor opção com entrega rápida, pois cada segundo conta no momento de não atrasar a equipe contratada para o transporte.

Durante os primeiros dias na casa nova, lembre-se também que cozinhar se torna uma tarefa difícil. Afinal, todos os utensílios estão encaixotados e a organização toma muito tempo. Priorize, então, a compra de refeições práticas que possam ser feitas diretamente no forno ou no micro-ondas.


Erros mais cometidos em mudanças


Por falta de planejamento, se torna muito comum esquecer coisas importantes na mudança, brigar com familiares e se estressar diante de pequenos imprevistos. Assim, ao refletir calmante sobre esse tipo de despreparo, fica evidente que o melhor caminho para acertar em cheio no processo é primeiro identificar os erros mais comuns antes de começar seu próprio cronograma. Conheça, a seguir, os principais!


- Excesso de confiança


Mesmo que pareça sem sentido inicialmente, ficar muito confiante de que vai dar tudo certo na mudança acaba sendo um erro. O problema está em usar esse pensamento como uma desculpa para procrastinar e deixar de lado a energia necessária ao organizar todas as coisas dentro das caixas e tomar decisões.

Em razão disso, coloque na ponta do lápis tudo o que precisa ser feito antes de começar a se mudar. Essa medida garante um verdadeiro choque de realidade que mostra a amplitude do trabalho que vem pela frente e estimula o início do planejamento com o máximo de atenção possível.


- Contratar serviços apenas pelo preço


Como já citamos, contratar serviços de mudança avaliando apenas o melhor preço é uma verdadeira cilada. Ao lidar com uma empresa inexperiente no assunto, existe a chance de perder alguns bens por descuido e ter problemas para cumprir o que foi acordado no contrato. Logo, fica claro que em questões desse tipo é sempre melhor prevenir do que remediar ao ter que lidar com o famoso barato que sai caro.


- Não fazer uma lista de mudança


Colocar o planejamento em primeiro lugar é o segredo para não esquecer nada importante. Nesse caso, deixar de lado a lista de mudança faz com que os dias de empacotamento sejam menos produtivos. Por não ter um direcionamento efetivo, fica recorrente colocar coisas aleatórias nas caixas e na hora de desembalar, saiba que o trabalho de organização também será dobrado.


Gostou das informações deste artigo? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Dessa forma você ficará por dentro das principais informações para quem está de casa nova diretamente em sua caixa de entrada.

5 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • TikTok

Rua P, Quadra 15-A, nº 237 - Centro - Caldas Novas - GO / CEP: 75681-640
CNPJ: 10.910.929/0001-01