top of page
  • Foto do escritorFBZ

O QUE É RENDA FAMILIAR E COMO ELA AJUDA NO FINANCIAMENTO?

Na busca pelo sonho da casa própria, muitos recorrem ao financiamento. Fazer a composição de renda familiar é uma alternativa para viabilizar esse sonho.

Você encontrou a casa dos seus sonhos, mas acha que a sua renda não é suficiente para que o banco libere o financiamento? Então você precisa saber mais sobre renda familiar e composição de renda. Nesse blog vamos explicar o que são esses recursos e quais as suas vantagens. Confira!


O que é renda familiar?


Um dos maiores impedimentos dos brasileiros à compra de um imóvel é a ideia de que a renda não é suficiente. Entretanto, isso não é verdade, e existem diversas formas de garantir a renda necessária para um financiamento.

A maioria das instituições financeiras estipula que as parcelas não devem comprometer mais de 30% da sua renda mensal familiar. Isso é necessário para que os bancos tenham a certeza de que você pode arcar com a dívida que está contraindo. Por isso, a renda é um dos itens mais importantes no processo de financiamento.


Como calcular a renda familiar?


Basicamente, a renda familiar é a soma da renda individual dos moradores do mesmo domicílio. Devem entrar nesse cálculo: benefícios de previdência privada ou pública, comissões, rendimentos de trabalho não assalariado, rendimentos de atividades autônomas em geral, pró-labore, benefício de Prestação Continuada (BPC).

Viu como a sua renda é maior do que você imaginava? Mas calma, você ainda pode contar com mais ajuda. Continue a leitura para saber mais!


Quem pode compor renda?


Antes de mais nada é preciso saber que as regras podem variar de acordo com o banco escolhido. Porém, as mesmas condições para que se aplicam a você também valem para os outros membros. Por exemplo, todos irão passar pelo processo de análise de crédito e, por isso, ninguém pode ter restrições no nome.

Outra dica é conferir com antecedência toda a documentação solicitada pelo banco que está oferecendo o crédito imobiliário. Isso porque a apresentação correta dos documentos é essencial para aprovação do seu financiamento.

Agora, além dos seus amigos, veja quem mais pode compor renda com você e te auxiliar na realização do sonho da casa própria: pai e mãe, cônjuge ou namorado, filhos e enteados, padrasto e madrasta, sogros, irmãos, tios e primos.

Vale ressaltar que todos aqueles que participarem da composição de renda serão considerados proprietários do imóvel quando o financiamento estiver quitado. Por esse motivo, é fundamental escolher pessoas de confiança para aproveitar o benefício da melhor maneira e não ter problemas no futuro.


Agora que você já sabe o que é uma renda familiar e o benefício da composição de renda, é hora de dar o primeiro passo na compra do seu imóvel! Clique no botão abaixo e saiba mais!


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page