top of page
  • Foto do escritorFBZ

QUAL A IMPORTÂNCIA DO IMPOSTO DE RENDA NA HORA DE FINANCIAR UM IMÓVEL?

Contracheque não é mais a única forma de declaração de renda aceita

Como comprovar renda para financiar um imóvel está entre as principais dúvidas para quem quer sair do aluguel. Embora parece uma burocracia desnecessária, é através desses dados que as instituições bancárias verificam a capacidade de pagamento mensal do solicitante, assim como o valor máximo a ser financiado sem comprometer a renda mensal do mesmo.

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e versátil, como é o do Brasil atualmente, a comprovação de rendimentos não está mais restrita ao contracheque, que só é válido para quem possui carteira assinada. Ela pode ser feita também através da Declaração de Imposto de Renda por exemplo.

A seguir você verá algumas dicas de como fazer a sua declaração de Imposto de Renda corretamente e garantir a liberação de crédito para financiar a sua casa própria.


Para profissionais liberais (autônomos)


Como não possuem contracheque, a declaração de Imposto de Renda é uma das únicas formas de comprovação por parte desses profissionais. Isso por que nesse documento estarão movimentações financeiras e bens que podem não aparecer no extrato bancário.

Outros comprovantes importantes na hora da validação da renda para essa categoria são: contratos e recibos de prestação de serviços, declaração do sindicato da categoria e declaração de receptação de rendimentos elaborada por um contador.


Para profissionais com carteira de trabalho assinada


Para essa classe, a declaração de Imposto de Renda tem como base referenciar outras formas de comprovação, como por exemplo: contracheque e extrato de conta bancária. Assim, a aprovação do seu crédito ficará mais fácil.

É importante que essa declaração contenha os informes de rendimentos fornecidos pela empresa em que trabalha e pelas instituições financeiras atreladas a sua conta bancária.


Ficou com alguma dúvida a respeito da declaração de Imposto de Renda? É só clicar aqui que nosso especialista imobiliário irá te explicar tudo certinho. Estamos esperando você.

bottom of page