top of page
  • Foto do escritorFBZ

Que tal uma horta de temperos na sua nova casa?

Veja quais são as melhores plantas para cultivar e como prepará-las para suas receitas.


Realizar o sonho da casa própria além de proporcionar um sentimento de realização pessoal, proporciona o poder de ter as coisas do jeito que sempre sonhamos, e isso inclui o prazer de cultivar o que iremos comer. Neste blog post iremos falar sobre a importância de ter uma horta de temperos na sua nova casa, além de dar dicas de algumas ervas para cultivar e dicas de como realizar o cultivo correto. Vamos lá?


Por que cultivar o seu próprio tempero?


Quando cultivamos nosso próprio tempero, inserimos em nossa alimentação, produtos orgânicos e saudáveis, poupamos dinheiro e ensinamos as crianças algumas lições sobre consumo consciente.


Quais tipos de tempero eu posso plantar?


Isso vai depender de diversos fatores, como: espaço disponível, da profundidade dos valos, e do trabalho que você está disponível a ter. O ideal é que seus temperinhos estejam em um local com boa ventilação e incidência solar - geralmente a varanda ou a área destinada a jardinagem. Definidos esses fatores, basta escolher os temperos que você acha mais ideal para o seu uso diário. Vamos conferir alguns:


Alecrim


Essa erva é ideal para o tempero de carnes, peixes e batata. É fácil de cuidar, uma vez que se adapta a diferentes temperaturas (só não vale deixar ela muito tempo no sol ou na sombra). Regue-o com frequência, de preferência de 3 em 3 dia e colha após 90 dias do plantio.

Na hora de colher não retire mais que metade o raminho, já que isso dificulta ou impede o crescimento dele.


Orégano


Ideal para temperar molhos, assados e pizzas. O seu plantio deve ser feito em locais onde a temperatura se mantenha entre 21 e 25°C. Se atente ao fato de que ele precisa de ao menos 4 horas de luz solar direta por dia, uma vez que quanto mais tempo suas folhas estiverem expostas ao sol, mas aromáticas serão. Na hora da rega não deixe o solo nem muito encharcado nem muito seco. Sua colheita pode ser feita após a planta atingir aproximadamente 20 centímetros de altura.


Manjericão


Essa erva é uma das preferidas dos cozinheiros pois vai muito bem com carnes brancas, omeletes, molhos para massas e carnes. Aconselha-se plantá-lo em locais com temperatura superior a 18°C com pelo menos 3 horas de incidência de luz solar direta.

Sua colheita pode ser feita de 60 a 90 dias após o seu plantio.


Dica: o plantio pode ser feito usando um ramo do manjericão que você comprou, para isso você precisará tirar as folhas deixando umas 3 no topo do ramo, cortar o final do mesmo na diagonal e colocar metade dele dentro da terra.


Cebolinha


Essa erva é ideal para ser usada em saladas cruas, feijão e quiches. Se adapta facilmente em climas com temperatura que variam entre 13 a 24°C. Não são necessárias muitas horas no sol para crescer saudável e seu solo deve permanecer bem drenado, sem excesso de água.

Sua colheita deve ser feita entre 75 e 120 dias após o plantio. Nesse momento é aconselhável retirar os talos pela base, jamais pela metade.


Hortelã


Esse é um dos temperos mais versáteis que você pode ter em casa uma vez que pode ser usado em sucos, molhos, grelhados, assados e até sobremesas. Aconselha-se não colocar muitas mudas no mesmo vaso e sempre que possível coloque-as em um local protegido do vento e com uma temperatura amena e lembre-se: mantenha o solo sempre úmido.

Sua colheita deve ser feita quando a planta esta ganhando flores - nesse momento o sabor e o aroma estão mais intensos.


Quais as recomendações para quem quer ter sua horta de temperos em casa?



Não há um jeito certo de fazer o plantio, mas existem pontos cruciais que devem ser levados em consideração, como a incidência de luz solar e a manutenção das plantinhas. Você também irá precisar de:


-Um bom solo para o plantio (opte por substratos);

-Água para manter o solo úmido;

-Um vaso do tamanho correto para o tempero que escolheu. É importante que o mesmo possua furos para proporcionar o escoamento da água em excesso;


Curtiu nossa dica? Compartilhe com seus amigos agora mesmo. Até mais ;)

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page