top of page
  • Foto do escritorFBZ

Revestimento manchou: confira como remover de maneria fácil e rápida

Manchas em revestimentos costumam ser uma dor de cabeça, mas não precisa ser assim pra sempre, confira nossas dicas.


Sabia que é possível remover manchas em porcelanato e cerâmica sem muito esforço?

O mais importante, nesse caso, é identificar o tipo de mancha e os procedimentos que preservam o local manchado. Só assim será possível evitar retrabalhos ou uso de limpadores inadequados que podem colocar em risco a saúde de sua família.


Como escolher o produto ideal?


Inicialmente, é importante saber que cada tipo diferente de mancha deve ser tratado com os produtos químicos mais adequados para sua remoção, que também varia de acordo com as características da superfície manchada e do ambiente onde ela está.

Portanto, antes de iniciar a limpeza, identifique qual é a superfície manchada, o ambiente e os tipos de produtos químicos indicadas para remover os principais tipos de sujeira. A seguir, destacamos as principais possibilidades e como proceder em cada caso.


Cerâmica fosca na cozinha e área de serviço


As manchas mais comuns nesses tipos de ambientes são provocadas por gorduras e alimentos corantes, como o molho de tomate. Em ambos os casos, a melhor opção é utilizar a mistura caseira de uma parte de vinagre com quatro partes de água.

Basta deixar o produto agir por dez minutos sobre a superfície manchada. Se precisar, esfregue o local com uma escova de cerdas duras até que a mancha saia. Em seguida, é preciso retirá-lo com água e detergente.


Cerâmica fosca no banheiro


Para realizar a limpeza de cerâmicas foscas nesse ambiente, uma boa ideia é acrescentar um pouco de água sanitária para evitar mofo e bolor. Esse procedimento deve ser feito uma vez por semana.

De resto, a limpeza de cerâmicas pode seguir os mesmos passos do tópico anterior.


Cerâmica brilhante na cozinha, banheiro e área de serviço


Para remover as manchas, basta seguir o procedimento indicado para as cerâmicas foscas na cozinha e área de serviço.

A diferença agora é que, em vez utilizar uma escova de cerdas duras, você pode optar por uma esponja, um pano úmido ou uma escova macia, a fim de prevenir arranhões na superfície brilhante. Evite produtos mais abrasivos ou bicarbonato de sódio, pois eles podem arranhar o local.


Porcelanato fosco na cozinha, área de serviço e no banheiro

Como se trata de uma superfície bastante delicada, o porcelanato exige alguns cuidados. Portanto, sua higienização pode seguir o procedimento dos tópicos anteriores, mas sempre por meio de escovas, esponjas ou panos bem macios.

Mas quando você precisar realizar uma limpeza mais pesada, utilize a mistura de uma parte de saponáceo cremoso com nove partes de água — fique atento, pois a aplicação direta do saponáceo sobre a superfície pode aumentar as manchas de maneira definitiva. Em seguida, enxágue bastante com água limpa.

Finalmente, vale lembrar que em todos os casos acima é possível utilizar removedores específicos para retirar o limo que fica acumulado nas frestas dos azulejos. Siga as instruções da embalagem e depois remova o restante da sujeira com um pano úmido.


Limpeza diária de cerâmicas e porcelanatos


Para a limpeza diária, retire o pó utilizando um espanador, flanela macia ou esponja macia, passando um pano molhado logo em seguida. Para o porcelanato fosco, é recomendado utilizar sempre um detergente neutro ou saponáceo. Já no caso do porcelanato polido, pode ser passado um pano com álcool. Depois, seque tudo com um pano limpo.

Tomar todos os cuidados evita que essas superfícies manchem permanentemente. Além disso, a manutenção correta permite que cerâmicas e porcelanatos fiquem com o aspecto de novos por muitos anos.


Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e deixe nos comentários quais tipos de conteúdo você gostaria de ver aqui no nosso Blog. Até mais.


Fonte: MRV

589 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page