top of page
  • Foto do escritorFBZ

Selic caiu novamente? Como isso afeta a compra da minha casa?

O que é a taxa Selic e por que a sua redução é uma excelente notícia para quem está pensando em financiar um imóvel?


Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia e, de forma bem resumida, é a taxa de juros básicos, responsável pelo controle da economia do país. Ou seja, ela pode aumentar ou diminuir o consumo do mercado financeiro, já que regula a emissão, a compra e a venda de tudo o que compramos.

A Selic determina a taxa de juros que incide sobre as operações financeiras que geralmente negociamos com os bancos, como rendimentos de aplicações e investimentos, financiamento de imóveis, financiamento de automóveis, empréstimos e, também, os juros cobrados pelo uso do cheque especial.

Os bancos utilizam a Selic como referência para definir qual será a rentabilidade de todas essas operações. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal reduziu as taxas cobradas do financiamento imobiliário para clientes do banco.


Como a Selic afeta na compra de um imóvel?


Como dissemos anteriormente, a taxa Selic afeta diretamente a economia do país. Mas, afinal, como isso impacta na compra do seu imóvel? É simples: quando a taxa Selic cai, os juros de financiamento também caem, facilitando o acesso ao tão sonhado imóvel próprio ou carro novo.

Ou seja, quanto menor for a Selic, menor o custo de financiamento, ficando mais barato tomar dinheiro emprestado dos bancos. E essa queda impacta diretamente no setor imobiliário, visto que os juros menores facilitam o financiamento e geram oportunidades para quem deseja conquistar o imóvel próprio.

Especialistas do setor costumam afirmar que uma queda de dois pontos percentuais na taxa Selic dá a 500 mil famílias por ano a oportunidade de comprar sua primeira casa.


Como está a taxa Selic hoje?


A Selic começou a cair em outubro de 2016, quando o comitê responsável decidiu mantê-la em 14% e a queda continuou nos anos seguintes. Durante o segundo semestre de 2019, a Selic foi reduzida sucessivamente, chegando em dezembro no menor valor registrado até então: 4,5%.



Atualmente (Maio de 2020) essa taxa se encontra em 3% após mais uma leva de cortes anunciadas pelos órgãos responsáveis. Essa redução da Selic é uma tentativa do governo de recuperar a inflação e reduzir os impactos causados pelo Covid-19 na economia. Em outras palavras, é um estimulo para melhorar a economia do país.


Dica da Fabrizio Construtora: com a taxa Selic em baixa é um ótimo momento para comprar seu imóvel por meio de financiamento imobiliário!


Como consigo guardar dinheiro para financiar meu imóvel?


A queda na taxa Selic mostra como é importante estar preparado financeiramente para mudanças na economia. Este, por exemplo, é o melhor momento para adquirir um imóvel por meio de financiamento. Guardar dinheiro não é fácil, mas é possível! E você pode conferir nossas dicas de como poupar dinheiro por meio de nossa matéria disponível em nosso Blog.

A educação financeira é o caminho para você usar seu dinheiro de maneira inteligente e conseguir fazer uma reserva para aproveitar momentos como este atual, que geram oportunidades de negócio.

Agora que você já entendeu o que é a taxa Selic e como este cenário está favorável à compra do seu tão sonhado imóvel, é só dar uma conferida no site da Fabrizio Construtora e Incorporadora. Tem uma casa que é a sua cara :)

44 visualizações0 comentário
bottom of page