top of page
  • Foto do escritorFBZ

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA A COMPOSIÇÃO DE RENDA?

Entenda como esse benefício pode ajudar você a conquistar a tão sonhada casa própria!

Se você está pensando em comprar um imóvel financiado, precisa entender como funciona a composição de renda e por qual motivo ela pode ajudá-lo a conseguir o valor do empréstimo que precisa.

Para saber o valor máximo que uma pessoa pode ter de financiamento, o banco considera a renda mensal de quem está aplicando para um empréstimo. Quando ela não tem receita suficiente para conseguir o valor que necessita, é possível juntar outras "rendas".

Neste post, você entenderá como funciona a composição de renda para financiamento imobiliário. Confira!


O que é composição de renda?


A composição de renda pode ser definida como a união de rendas entre duas ou mais pessoas para comprar um imóvel financiado.

A renda é a soma do valor recebido por uma pessoa e pode ser constituída, por exemplo, pela remuneração de trabalho ou de prestação de serviços, aluguel de imóveis e aplicação de capital.

Para o banco, ela indica a capacidade que uma pessoa tem de realizar o pagamento de acordo com as prestações do empréstimo, junto com uma análise cadastral realizada nos birôs de inadimplentes (como o Serasa) e outras fontes de consulta.

Desta forma, quando uma pessoa vai a uma instituição financeira, para contratar um financiamento imobiliário, e descobre que somente com sua renda não será possível tomar o valor que precisa para adquirir o imóvel desejado, ela tem a opção de unir a sua renda com a de outra(s) pessoa(s). Em geral, quanto maior a renda familiar, maior o limite.


Quem pode fazer parte da composição de renda?


Cada instituição financeira tem suas regras sobre como a composição de renda pode ser feita. Como existem muitas variações nessas normas, é importante consultar o seu gerente bancário para obter as informações corretas.

Em geral, os bancos costumam aceitar a composição de renda entre até três proponentes com vínculo de parentesco. Vale lembrar que todos os participantes passam por análise de crédito.


Como o banco calcula a renda exigida para o financiamento?


Cada banco trabalha com um percentual de comprometimento de renda. Então, o valor da parcela mensal do financiamento dependerá das regras estabelecidas pela sua instituição financeira.


Como comprovar renda para financiamento imobiliário?


A comprovação de renda, geralmente, pode ser feita a partir da apresentação dos seguintes documentos:


Imposto de renda


A declaração de imposto de renda pode ser solicitada pelo banco, mas como é um documento anual, ou seja, sem atualização constante, pode ser considerada insuficiente.


Holerite


Comprovante de pagamento salarial fornecido pelas empresas aos funcionários. As instituições costumam solicitar os três últimos holerites para calcular a média ponderada e chegar à renda atual.


Decore


Os autônomos podem comprovar a renda por declaração comprobatória de recepção de rendimentos feita pelo contador. Além desse documento, o banco pode solicitar o contrato de prestação de serviços ou recibo por trabalhos prestados.


Extrato bancário


Da mesma forma que os holerites, os extratos dos últimos três meses servirão para fazer a média de renda mensal.

Vale lembrar que cada instituição financeira define quais documentos serão necessários para comprovar renda, podendo ser solicitados documentos complementares.


Viu como é simples? Para tirar outras dúvidas sobre composição de renda, fale com a gente. A Fabrizio Construtora é uma grande parceira do consumidor. Além disso, oferece condições exclusivas, que colocam a conquista da casa própria ao seu alcance. Até breve.

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page