top of page
  • Foto do escritorFBZ

VOCÊ SABE COMO É CALCULADO SEU POTENCIAL DE COMPRA?

Saber o potencial de compra é um dos primeiros passos a ser feito para quem quer deixar o aluguel no passado

Para quem quer deixar o aluguel no passado, uma das primeiras coisas a se fazer é verificar o seu potencial de compra, que pode ser feito através de uma simulação gratuita com nossos especialistas imobiliários. A partir desse dado você pode enxergar outros cenários, negociar as condições e até conquistar um imóvel de valor superior ao que estava pensando.


Quais fatores são usados para fazer o cálculo?


O potencial de compra de imóveis é calculado considerando:


Renda mensal familiar


A renda mensal pode ser composta por você e pelas pessoas que habitarão o imóvel, o que acaba aumentando diretamente o potencial de financiamento. Isso acontece porque as parcelas são calculadas para comprometer no máximo 30% da renda.

Para exemplificar, uma família cuja soma dos rendimentos é R$10.000 tem a capacidade de arcar com parcelas de até R$3.000 mensais.


Entrada


O pagamento de entrada é obrigatório na compra de imóveis na planta e nos prontos para morar. Neste momento, quanto mais recursos você pagar à vista, menor será o montante negociado no financiamento e maior a sua capacidade de negociar condições especiais.


FGTS


O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma das formas utilizadas para o compor a entrada, reduzindo o valor das parcelas financiadas.


Prazo de financiamento imobiliário


O prazo definido para o financiamento tem uma influência significativa no potencial de compra de imóveis, pois aumentando o tempo de financiamento as parcelas ficam menores, permitindo aumentar o valor do imóvel sem comprometer além dos 30% da renda familiar. A maioria das instituições financeiras têm o prazo máximo de financiamento de 360 meses.


Taxa de juros


Como é um bem de alto valor, o imóvel é sensível ao crédito, e com a queda na Selic (taxa básica de juros), as taxas de financiamento tendem a cair também. Com o crédito mais barato, o consumidor agora consegue financiar um imóvel de valor maior que antes.


Idade 


A idade do mutuário é considerada por causa dos seguros obrigatórios no financiamento. Um deles é o MIP (Morte e Invalidez Permanente), que protege a instituição financeira e o mutuário no caso de morte ou invalidez do titular do contrato, sendo acionado para quitar integralmente as parcelas restantes. A alíquota do seguro é calculada com base na idade do mutuário, pois quanto mais jovem, menores as chances de sinistralidade, o que deixa as taxas mais atrativas.


Quais os próximos passos para desobrir o meu potencial de compra?


Depois de entender como funciona o seu potencial de compra e como ele é calculado, chegou a hora de fazer a sua simulação. Para isso, nós criamos um sistema de avaliação totalmente gratuito, o "Simula Fácil". Com poucas informações esse sistema estima o seu potencial de compra na planta ou pronto pra morar, juntamente com todos os custos envolvidos em cada tipo de negociação.


Para fazer uma simulação gratuita, é só clicar aqui e entrar em contato conosco. Até breve.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page